Notícia

Cúpula Etos.IA reúne mais de 6 mil pessoas e consolida Goiás como referência internacional em ética e inteligência artificial

Em três dias de intensa programação, as discussões sobre o futuro da tecnologia ganharam novo patamar em Goiás, que assumiu protagonismo nacional e internacional ao sediar, nesta terça, dia 25, a 1ª Cúpula Internacional de Ética e Inteligência Artificial – Etos.IA. Realizado de 20 a 22 de novembro, no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia, o encontro reuniu mais de 6 mil participantes e se consolidou como o maior evento do Brasil dedicado à ética e ao uso responsável da inteligência artificial. A programação ocorreu paralelamente à Campus Party Goiás 2025, reforçando o ambiente de inovação no estado.
Promovida pela Secretaria-Geral de Governo (SGG) em parceria com o Instituto Campus Party (ICP), a Cúpula trouxe nomes consagrados no debate global sobre tecnologia, como Michael Sandel, Luc Ferry, Vint Cerf e Clóvis de Barros Filho. Entre palestras, painéis e experiências imersivas, o público teve contato com análises sobre os impactos sociais, políticos e econômicos da IA, além de reflexões sobre governança, regulação e o papel do Estado na construção de uma sociedade digital mais ética.
Ao comentar o evento, o governador Ronaldo Caiado destacou o pioneirismo goiano na integração entre ética e inteligência artificial, reforçando que o estado está à frente de outras unidades federativas ao tratar o tema com seriedade e planejamento. “Ao apoiar a pesquisa, a ciência, a inovação e a tecnologia, nós vamos cada vez mais melhorar a vida das pessoas, tornar nossos jovens mais competitivos e transformar Goiás. Estamos à frente do governo federal e de outros estados”, afirmou. Ao longo do evento, debates reuniram especialistas que estão moldando o futuro digital. Entre os destaques, estiveram painéis sobre infraestrutura da internet com Vint Cerf e Demi Getschko; discussões sobre impacto social da IA com Luc Ferry, Clóvis de Barros e Martha Gabriel; análises sobre competitividade e empreendedorismo com Avanish Sahai, Victor Lazarte e Duda Franklin; além de diálogos sobre regulação conduzidos por Michael Sandel, Natuza Nery, Gabriele Mazzini e Ronaldo Lemos.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo