Uma experiência chinesa para a educação infantil goiana
Diretoras da Escola Ethos de Goiânia viajaram para conhecer o ensino de Xangai, um dos mais bem-sucedidos do mundo. A instituição está entre as primeiras a trazer essa experiência para o Brasil
Xangai ocupou a primeira posição em um dos mais importantes exames de educação internacional, que mede o desempenho no mundo todo de alunos em matemática, leitura e ciências. Os bons resultados surpreenderam não só especialistas, mas também despertou o interesse de uma equipe de educadoras goianas.
Para ver como funciona essa metodologia educacional ainda desconhecida e considerada uma das mais bem-sucedidas do mundo, a diretoria da Escola Ethos, de educação infantil e fundamental I em Goiânia, foi até a China conhecer de perto. A instituição está entre as primeiras escolas brasileiras a visitar o sistema educacional chinês.
As educadoras Jullyana França, Lucila Costa e Gal Rezende estiveram na escola YK Pao School em Xangai, uma entre tantas outras escolas que tem um qualificado sistema de ensino focado na formação de valores e na integração da família na escola. Elas foram recebidas pelo coordenador de atendimento e programa de valores, Shane Vey.
O objetivo da visita foi buscar novas experiências que possam agregar no ensino das crianças em Goiânia dentro de uma proposta pedagógica moderna e manter o relacionamento com os CEOs das principais escolas do mundo. Em Xangai, elas perceberam que os alunos são bons em cálculo e na memorização de conteúdo. Também ficaram surpreendidas pelo fomento, desde muito cedo, de valores como obediência e disciplina.
“Percebemos que a China se importa com a disciplina e a relação entre o esforço e os resultados que obtém. Em uma das escolas que visitamos conseguimos perceber que eles trabalham com a formação de valores como nós, além de ter uma integração com a família também. Essa troca de experiência foi importante para avaliar o que pode ser aplicável para a nossa sociedade, já que educação é de fato uma atividade cultural”, diz Jullyana França, uma das sócias da Ethos.
As escolas de Xangai também fazem o bom uso da robótica na metodologia de ensino, além de aplicativos que favorecem o aprendizado dos alunos. As educadoras goianas aproveitaram para conhecer as novidades tecnológicas da escola chinesa, materiais didáticos utilizados e como funcionam os processos internos. Além da China, as sócias da Escola Ethos já visitaram escolas nos EUA e na França este ano.
Sobre a Escola Ethos
A Ethos trabalha com a filosofia Character Counts, que é um programa de formação do caráter fundado pelo Josephson Institute, nos Estados Unidos, com o propósito de melhorar a qualidade ética da sociedade por meio de mudanças no comportamento e nas escolhas das pessoas. Estas escolhas são pautadas em seis pilares: Confiabilidade, Respeito, Responsabilidade, Justiça, Bondade e Consciência Social.
Fundada em 2003, a Escola Ethos prioriza o aprendizado, incentiva o crescimento pedagógico da equipe e contribui com a sociedade em campanhas de doações e boas ações. A educação infantil na Escola Ethos recebe crianças a partir de um ano de idade, com o objetivo de desenvolver a criança de forma integral, levando-a a conhecer a si mesma, respeitar o outro, conhecer o espaço onde vive, buscar as leis de convivência e cooperação para melhor se socializar.