Guias de Turismo de Goiás ganham data comemorativa
Lei proposta pelo Deputado George Morais e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado instituiu o dia 10 de maio como data comemorativa da categoria, a mesma em que se comemora o Dia Nacional dos profissionais. Em Goiás, mais de 200 guias são oficialmente cadastrados no Cadastro Nacional de Turismo
Na última segunda-feira (06/01), o governador Ronaldo Caiado sancionou a Lei nº23.190 que instituiu o Dia Estadual do Guia de Turismo a ser celebrado todo dia 10 de maio. Proposto pelo deputado George Morais, o texto legal adotou a mesma data já celebrada nacionalmente em homenagem aos profissionais do setor.
“É sempre muito importante valorizarmos a atuação profissional das categorias. No caso do turismo, estamos oferecendo uma homenagem a esses homens e mulheres que se dedicam a apresentar de forma mais completa, segura e com informações relevantes os atrativos turísticos de nosso Estado”, enaltece o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
Em Goiás, por meio da atuação da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo), mais de 200 guias estão oficialmente cadastrados no Cadastro Nacional de Turismo (Cadastur), mapeado pelo Ministério do Turismo, com auxílio dos órgãos estaduais. Conforme explica a coordenadora regional do Cadastur, Sandra Vital, o cadastro dos profissionais de turismo é obrigatório e permite a eles atuarem legalmente no setor.
“De acordo com a Lei do Turismo, os guias precisam estar devidamente cadastrados no cadastro nacional. Isso atesta que o profissional atende aos padrões de qualidade da sua atuação exigidos, e ainda oferece mais segurança a quem contrata seus serviços”, esclarece Sandra.
Fomento aos guias de turismo
Em 2024, a Goiás Turismo foi parceira de iniciativas que permitiram capacitar guias em diferentes frentes de conhecimento pelo Estado. Em sua sede Goiânia, foi oferecido gratuitamente o curso de língua inglesa voltado a turistas. A iniciativa foi estabelecida pela Goiás Turismo junto ao Sindicato dos Guias de Turismo de Goiás. E já estão programadas a ampliação do oferecimento das aulas gratuitas de inglês em 2025, sendo além de Goiânia, oferecidas em Alto Paraíso, na região da Chapada dos Veadeiros.
Ainda em 2024, a Gerência de Estudos, Pesquisa e Qualificação da Goiás Turismo foi parceira da da Universidade Estadual de Goiás – UEG e do Instituto Federal de Goiás – IFG, no oferecimento do curso de condutor de turismo, realizado pela Associação Quilombola do Povoado do Moinho, localizado em Alto Paraíso.
Em 2025, a Goiás Turismo firma seu compromisso com a qualificação profissional para a valorização e internacionalização do turismo na Chapada dos Veadeiros. A partir deste ano serão ofertados os cursos de Língua Inglesa, com foco na internacionalização da região, e de Desinibição na Comunicação, ampliando as oportunidades e o preparo dos profissionais locais para atenderem às demandas do turismo global.
Foto divulgação Goiás Turismo
Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Governo de Goiás