Enem: como ter motivação para estudar na reta final
Cada estudante tem seu ritmo, mas o importante é saber a importância de manter uma rotina com pausas para descanso
Cada um tem seu ritmo e horários mais adequados para estudo em preparação para o Enem: você pode ser do tipo que mantém um mesmo ritmo ao longo de muito tempo ou do que prefere fazer tiros curtos de alta velocidade. Para te ajudar a organizar a rotina e tentar passar um pouco de segurança em um momento de decisão importante nessa etapa da vida, conversamos com alguns coordenadores pedagógicos de cursos pré-vestibulares do Brasil. Mas já adiantamos: ninguém é aprovado em cursos concorridos sem dedicação, o que não significa abrir mão da vida social e de momentos de relaxamento e lazer.
Prática
A recomendação padrão é que a rotina de estudos além das aulas se baseie naquelas disciplinas que foram tratadas no turno anterior para a fixação da matéria com a produção de resumos e execução de exercícios. “É importante que nesse momento o estudante anote toda e qualquer dúvida e procure respondê-la o quanto antes. Ficar com dúvida é o pior erro”, alerta a diretora de ensino do Curso e Colégio Objetivo, Vera Antunes.
Encontre seu ritmo
O diretor de ensino do Curso PH, Vicente Delome, avalia que o planejamento deve variar de acordo com o perfil do aluno. Se este costuma ter um ritmo forte durante todo o ano, é preciso desacelerar para não chegar esgotado no momento do exame — nesse período, o foco deve estar na revisão.
Já aqueles que não estiveram com tanto foco desde cedo, vale a pena acelerar. Nos casos dos que já estão no mercado e tentam mudar de carreira com uma nova graduação, o estudo no curto prazo pode funcionar. “A dificuldade para esses candidatos é menos com o conteúdo e mais com o estilo de questões da prova”, diz Delome.
Equilíbrio
Independente do seu ritmo ao longo do ano, estipular metas que possam ser cumpridas é fundamental para não se sobrecarregar ou sentir desânimo por não conseguir executá-la e não render em um ritmo esperado. Uma dica dos professores é não estudar cansado: é um tempo gasto sem necessidade já que o aprendizado não surte efeito e o cansaço aumenta. “É muito importante dormir e se alimentar bem para conseguir cumprir a rotina de estudos”, afirma Antunes.
Use a tecnologia ao seu favor
Uma dica para montar sua rotina diária desde o horário de se levantar, de alimentação, descanso e estudo. É possível contar com a ajuda do aplicativo Coach COC, gratuito para qualquer interessado, que oferece conteúdo para que você exercite mais aquilo que tem mais dificuldade. E não se assuste se a meta for duas ou três horas de estudos. “Se você considerar o tempo em sala de aula, duas a três horas de estudo somam uma boa quantidade de tem tempo de estudos”, diz Alexandre Mattioli, gerente de produtos de educação básica da Pearson. E complementa: “Ninguém consegue passar o dia todo estudando com qualidade. Em vez de se propor ficar o dia todo estudando é melhor pensar em um período”.
Confira algumas dicas para a redação:
+ Redação do Enem: como evitar os erros mais comuns
+ Redação do Enem: siga essas dicas para fazer um ótimo texto
+ Enem: como reservar tempo para fazer uma boa redação?
Como estudar outras disciplinas:
+ Matemática no Enem: o que estudar para se dar bem na prova
+ Física no Enem: o que estudar para o exame
+ Química no Enem: os principais conteúdos que você precisa revisar
+ Biologia no Enem: revise o conteúdo da matéria para se dar bem na prova
+ Sociologia no Enem: o que estudar para se preparar para o exame
+ Geografia no Enem: temas que você não pode esquecer para a prova
+ História no Enem: como estudar a disciplina para a prova
+ Literatura no Enem: como estudar a disciplina para a prova
+ Português no Enem: como estudar a disciplina para a prova
+ Espanhol no Enem: como estudar o idioma para realizar o exame
+ Inglês no Enem: como estudar o idioma para o exame
+ Filosofia no Enem: resumo dos principais filósofos cobrados na prova
Veja como se preparar para a prova:
+ Enem: como não perder tempo na hora de ler as questões
+ Sistema promete “coach virtual” para aluno organizar estudos e rotina
As efemérides e atualidades deste ano:
+ Enem: efemérides que você precisa estudar para a prova deste ano
+ Enem: atualidades nacionais que você não pode deixar de estudar
+ Enem: atualidades mundiais que você precisa estudar para a prova
(Fonte: GALILEU)