Em Aparecida, a movimentação pela ‘cobiçada’ vice de Vilmar é intensa
Mariano, que está voltando ao MDB junto com o ex-prefeito, assumiu a gestão municipal após Gustavo renunciar ao mandato para disputar o governo estadual. Hoje, assegura que terá o apoio do grupo de Mendanha, de Caiado e do vice-governador e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela
Em 2020, quando o ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patritoa) foi reeleito em Aparecida de Goiânia, com certa ‘facilidade’, diante da aprovação popular e do cenário político, a grande discussão antes da definição oficial sobre candidatura ao segundo mandato era sobre quem seria o abençoado com a vice.
Leia também: Ronaldo Caiado concede ao prefeito Vilmar Mariano título por serviços prestados a Goiás
Veter Martins (Patriota) foi vetado e não continuou na chapa majoritária, ensaiou ser candidato pela base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), mas refugou em questão de dias e continuou no grupo liderado por Gustavo.
Considerado o maior líder religioso na cidade, o pastor Romeu Ivo, da Igreja Esperança, teve o nome dado como certo, mas a Câmara Municipal venceu e Vilmar Mariano, que estava no MDB, foi o escolhido.
Mariano, que está voltando ao MDB junto com o ex-prefeito, assumiu a gestão municipal após Gustavo renunciar ao mandato para disputar o governo estadual. Hoje, assegura que terá o apoio do grupo de Mendanha, de Caiado e do vice-governador e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela.
A articulação política para consolidar a candidatura e, se eleito, dar “continuidade ao trabalho iniciado por Maguito Vilela [ dois mandatos] e Gustavo Mendanha” é grande, mas Vilmar evita citar nomes para vice.
As pesquisas mostram que a população gostaria de ver uma mulher na vice”, disse recentemente em um evento sem citar nomes.
O cuidado é justamente para evitar desgaste na base e com possíveis novos aliados. Porém, algumas figuras políticas já se colocaram à disposição para disputar o cargo.
Leia também: Vilmar Mariano representa municípios em evento de Segurança Pública, ao lado de Lula
A participação de Gustavo Mendanha para possível reeleição de Vilmar, segundo aliados de ambos, será fundamental. O ex-prefeito tem boa aprovação e é considerado o maior cabo eleitoral na cidade.
Pesquisas internas apontam que o indicado com as bênçãos mendanhista pode vencer o pleito como aconteceu quando Maguito lançou [ em 2016] o próprio Gustavo que era vereador e presidente da Câmara Municipal. Com isso, é considerado natural que ele indique o vice de Vilmar, em 2024.
Ex-deputado federal, pastor, delegado de polícia, e ex-candidato a senador na chapa de Mendanha, João Campos (Republicanos) tem o nome cotado como pré-candidato a prefeito.
Dentro do Republicanos, que tem participação ativa na administração municipal, destaca-se ainda o deputado federal Jefferson Rodrigues.
Este [com mandato] tem o apoio da Igreja Universal do Reino de Deus e pode ser consultado para indicar o nome para vice. A sigla conta na gestão municipal com Avelino Marinho (SMTA), Robes Venâncio (ApareidaPREV), Valéria Pettersen (Meio Ambiente), Sandro Cristopher (Ciência e Tecnologia) e Júlio Lemos (coordenação do Mutirão de Aparecida).
Leia também: Prefeito Vilmar Mariano promove mudanças e sete novos secretários tomam posse em Aparecida de Goiânia
Campos e Jefferson trabalham para apresentar um nome competitivo ao prefeito. O indicado não precisa necessariamente estar atuando na gestão, revela uma fonte.
Nos últimos anos, a participação de lideranças religiosas na política aparecidense cresceu bastante. Outras entidades como a Igreja Esperança, do Pastor Romeu Ivo, e Assembleia de Deus Ministério Vila Nova, de Josué Gouveia, querem representatividade e espaço na discussão sobre o nome para vice.
Lideranças da Assembleia de Deus Ministério Fama e Ministério Pedro Ludovico também possuem proximidade com a gestão e estão atentas às movimentações do tabuleiro político aparecidense.
Líder do prefeito na Câmara Municipal e suplente de deputado estadual, com 13.726 mil votos, o vereador Isaac Martins (Patriota) é bem avaliado.
O parlamentar de atuação considerada pacificadora atua em defesa do governo no Legislativo e tem o nome ventilado para vice.
Vereador reeleito e primeiro suplente de deputado estadual pelo PSB, com 15.612 mil votos, Willian Panda já reforçou que apoia Vilmar e também se coloca à disposição.
O parlamentar, que foi secretário de Habitação na atual gestão, garante que vai trabalhar para viabilizar o projeto. Ele conta com apoio do presidente estadual do partido e secretário de assuntos legislativos do governo Lula (PT) e ex-deputado federal, Elias Vaz. O partido segue na base de Mariano, com Tales de Castro à frente da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Há algumas semanas, Panda não descartou a possibilidade de se lançar candidato a prefeito.
Algumas conversas foram feitas com o prefeito Vilmar juntamente com o presidente estadual do PSB Goiás, Elias Vaz, e nosso deputado estadual Karlos Cabral, durante as tratativas para assumirmos a secretaria de Segurança Pública, logicamente que agora todos partidos têm de organizar seus projetos para disputa e lá na frente buscar as possíveis composições”, revela o vereador. Ele completa.
“O PSB vai trabalhar para viabilizar uma candidatura ou composição na chapa majoritária, como também para eleger três vereadores”.
Leia também: A boa notícia para Vilmar Mariano que vem da China
“O prefeito Vilmar tem uma lista grande com bons nomes. O processo de escolha será construído com a participação dos partidos e das diversas lideranças. Acredito que, como sempre acontece em período pré-eleitoral, é natural que a lista comece grande, mas com o avançar das articulações a tendência é que alguns nomes abram espaço e a coisa vai afunilando”, diz um integrante do primeiro escalão de Vilmar.
Comandado pelo ex-ministro e atual presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy, o Partido Progressistas (PP) já antecipou que vai participar do processo eleitoral e que trabalha para indicar o nome para vice.
Leia também: Prefeituras de Goiânia e Aparecida dão a largada para obras de revitalização da Avenida Rio Verde
Há pouco mais de um mês, a sigla desembarcou na base aparecidense com a indicação do advogado ambientalista Roberto Hidassi para a Secretaria de Habitação.
O deputado federal Adriano do Baldy também defende que a sigla possa indicar um nome para compor a chapa majoritária com Vilmar Mariano.