Aparecida de GoiâniaMais lidas

Prefeito Vilmar Mariano promove mudanças e sete novos secretários tomam posse em Aparecida de Goiânia

Depois de uma paciente, meticulosa e bem articulada costura, o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (Patriota), montou uma nova equipe de auxiliares que é também mexida importante para o projeto de reeleição

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota), promoveu uma significativa reformulação em seu secretariado nesta segunda-feira (3). Sete novos secretários municipais foram nomeados em solenidade no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, no setor Village Garavelo.

Nesse movimento, ele agregou apoios de peso à gestão, incorporando novos aliados e reforçando alianças antigas. Assim, ganharam abrigo no secretariado indicados do Republicanos, do deputado federal Professor Alcides (PL), do ex-prefeito Gustavo Mendanha (ainda no Patriota) do ex-deputado federal João Campos (Republicanos), do MDB do vice-governador Daniel Vilela, do PRTB e PMB, e do PP de Alexandre Baldy e do deputado federal Adriano Avelar.

Secretaria de Meio Ambiente

A vereadora licenciada Valéria Pettersen (MDB), assumiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente no lugar de Cláudio Everson (PL), que foi remanejado para Secretaria de Relações Institucionais.

Indicada pelo Republicanos do deputado federal Jefferson Rodrigues é pedagoga pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e mestranda em Ciências da Educação pelo Centro Universitário Alfredo Nasser. 

Em sua carreira profissional no poder público, já esteve na função de secretária municipal das pastas de Projetos e Captação de Recursos e de Educação, Cultura e Turismo em Aparecida de Goiânia entre os anos de 2008 e 2019, nas gestões do ex-prefeito Maguito Vilela e do prefeito Gustavo Mendanha. 

Em 2020, se elegeu vereadora por Aparecida com 2.523 votos, maior votação feminina na história eleitoral do segundo maior município do Estado de Goiás. Logo após as eleições foi convidada pelo prefeito Rogério Cruz para participar de sua gestão na Capital, aceitou e foi Secretária de Relações Institucionais por 1 ano e 9 meses. Voltou a atuar no parlamento aparecidense em dezembro de 2022 e se licenciou no início de junho para assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Secretaria de Habitação

Roberto Hidasi, indicado pelo PP de Alexandre Baldy e do deputado federal Adriano Avelar, é advogado formado pela Faculdade Anhanguera com especialização em Direito Administrativo, possui especialização em administração financeira e gestão estratégica, é estudante de História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), membro titular do Fórum Permanente do Meio Ambiente do Estado de Goiás, diretor e presidente da Comissão do Meio Ambiente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), advogado ambiental da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) , membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB-Goiás e palestrante. 

Deixa a Secretaria Municipal de Habitação, o vereador licenciado Bira Contador, que vai continuar na equipe do prefeito Vilmar Mariano como secretário-executivo.

“Já trago uma notícia boa: dia 7, serão liberados 800 Cheques Sociais do Governo de Goiás. Temos também a programação do Minha Casa, Minha Vida que será, sem dúvida, a chance de fazermos um programa de moradia para população de baixa renda de Aparecida”, antecipou Roberto Hidasi. 

Secretaria de Cultura 

O novo secretário de Cultura, Marcos Alcântara, assume a pasta no lugar de Erick Magalhães, assegurando que seu objetivo é “agregar valor” ao trabalho que era executado pelo antecessor. “Me sinto muito honrado em poder servir o povo aparecidense”. O novo auxiliar pontou ainda que vai trabalhar para manter bom relacionamento com o Governo Federal. 

Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade 

Avelino Marinho Sousa, indicado pelo ex-deputado federal João Campos, assume a Secretaria Executiva de Mobilidade que vai voltar a ser do primeiro escalão com a aprovação da nova reforma administrativa que será encaminhada à Câmara. Administrador e suplente de vereador, com 2.291 votos na eleição de 2020, Avelino foi chefe de gabinete do ex-prefeito Gustavo Mendanha, secretário executivo de Movimentos Sociais, secretário de Cultura, secretário de Ação Integrada e já comandou a SMTA.

“Na SMTA, vamos dar continuidade ao trabalho que o secretário Sérgio Carvalho já está fazendo e, é claro, fazer novos investimento na mobilidade urbana, acessibilidade, e sobretudo fazermos grandes investimentos na educação para o trânsito com o propósito de diluirmos os índices de acidentes”. 

Secretaria de Ação Integrada

Chanter Lane Pereira de Almeida é o novo secretário de Ação Integrada. Responsável, entre outras atribuições, pela realização do Mutirão de Aparecida, a secretaria é fundamental para o pleno funcionamento em sintonia das demais com o gabinete do prefeito. 

Chanter é bacharel em teologia e pós-graduado em docência. O novo titular possuiu experiências na administração pública com passagem pela Prefeitura de Goiânia, entre 2005 e 2007, na gestão do saudoso prefeito Iris Rezende, e no Governo de Goiás Chanter como assessor da Secretaria das Cidades, entre 2009 e 2011, e no terceiro setor como presidente da patrulha ambiental do movimento extrativista. Vice-presidente estadual do PRTB, disputou nas Eleições 2022, o cargo de deputado estadual e obteve 7.922 mil votos. Foi indicado para o cargo pelo presidente do PMB, Santana Pires.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano 

Davi Mendanha, advogado e primo do ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota). A indicação também teria partido de Daniel Vilela (MDB), vice-governador de Goiás.

Davi é tido como um dos articuladores da reaproximação de Daniel e Gustavo, após a debandada do grupo de Mendanha do MDB em 2021. Além disso, já foi procurador-geral da Câmara de Aparecida até 2019, tendo atuado sob a presidência do ex-vereador e atual prefeito, Vilmar Mariano (Patriota).

A indicação é vista como um sinal de que Mendanha e Daniel acreditam, momentaneamente, na reeleição de Vilmar Mariano que, por sua vez, tem feito mudanças nos primeiro escalão do secretariado, a fim de adequar e trazer alianças políticas para perto. 

Com a volta de Aldivo à Camara, o segundo suplente do MDB, Ataides Neguinho, deve deixar a Casa. O primeiro suplente da sigla, Arnaldo Leite, continua à frente da cadeira, já que Valéria Pettersen também pediu licença para assumir a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma). 

O novo secretário não participou da solenidade de posse por questões de saúde. Ele foi representado pela esposa, Sara Mendanha. 

Secretaria de Relações Institucionais 

Cláudio, que estava na Secretaria de Meio Ambiente, é o novo secretário de Relações Institucionais.

Segundo aliados do prefeito Vilmar Mariano, a indicação de Cláudio para a secretária de Relações Institucionais é uma tentativa de manter o grupo do deputado federal Professor Alcides na gestão.

O parlamentar, do PL, tem sido incentivado a disputar a prefeitura de Aparecida devido ser um dos líderes nas pesquisas de intenção de votos realizadas para consumo interno.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo