Do que Bolsonaro é acusado no julgamento que começa nesta quinta no TSE?
O processo começou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral apresentada pelo PDT em agosto de 2022
O ex-presidente da Reública Jair Bolsonaro (PL) poderá perder seus direitos políticos por oito anos caso seja condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em julgamento marcado para esta quinta-feira (22). Wlatar Braga Netto (PL), vice da chapa de 2022, também é acusado no mesmo processo, que tem duas datas adicionais para julgamento, caso o primeiro dia não seja suficiente: 27 e 29 dete mês.
O processo começou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral apresentada pelo PDT em agosto de 2022, trazendo como questão uam reunião de Bolsonaro com embaixadores no dia 18 de julho de 2022. Na ocasião, o ex-presidente apresentou a representantes de outras nações diversas informações, verdadeiras ou não, sobre as urnas eletrônicas, repetindo diversas vezes que havai levantado antes do evento.
“É inegável que o Senhor Jair Messias Bolsonaro aproveitou-se do evento para difundir a gravação do discurso com finalidade eleitoral, indissociável ao pleito de 2022. Isso porque o ataque à Justiça Eleitoral e ao sistema eletrônico de votação faz parte de sua estratéfia de campanha eleitoral”, diz trecho de pedido inicial da ação.
A ação do PDT afirma que Jair Bolsonaro incorreu em duas condutas que levam à inelegibilidade, de acordo com lei eleitoral: abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação social.