Política

Bolsonaristas preparam caravana para ir à posse de Milei na Argentina

Aliados articulam agenda bilateral de Bolsonaro com o presidente eleito na véspera de cerimônia

Não são só o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira dama Michelle que vão prestigiar a posse do presidente eleito da Argentina, o ultraliberal Javier Milei, em 10 de dezembro. Parlamentares bolsonaristas estão preparando uma caravana com mais de 20 integrantes para desembarcar em Buenos Aires.

Animados com a vitória de Milei, eles estão inclusive articulando uma agenda bilateral do argentino com Bolsonaro na véspera da posse, no sábado, dia 9 de dezembro.

Entre os aliados de Bolsonaro que estão programando comparecer à posse na Argentina estão o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, os senadores Jorge Seif (PL-SC), Magno Malta (PL-ES) e Marcos Rogério (PL-RO), o ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social Fabio Wajngarten e dois ex-ministros bolsonaristas: os senadores Ciro Nogueira (Progressistas-PI) e Rogério Marinho (PL-RN).

Também devem integrar a “delegação” os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho “zero três” do ex-presidente – que é próximo do presidente recém-eleito e esteve na Argentina durante a campanha – e Gustavo Gayer (PL-GO).

Gayer foi denunciado nesta semana pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de injúria e racismo contra Lula e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, respectivamente.

“Acho que vão pelo menos uns 30, entre deputados e senadores”, afirmou Ciro Nogueira.

O ex-ministro da Casa Civil disse que cada um arcaria com suas próprias despesas: “É cada um pagando por si. Já comprei minha passagem.” Mas o senador Marcos Rogério afirmou que será uma missão parlamentar, e portanto as despesas serão pagas com dinheiro público.

“O cara é presidente da Argentina e estou indo como parlamentar, representando a Casa. O Parlamento tem de se posicionar até pela tensão entre os dois governos (Milei e Lula). É um gesto do Parlamento de dizer que as relações com a Argentina sempre foram boas”, justificou Marcos.

A empolgação dos bolsonaristas com a vitória de Milei é tal que Ciro Nogueira chegou a afirmar que os “ventos estão mudando” nas Américas como um todo e que aposta inclusive numa vitória do republicano Donald Trump sobre o democrata Joe Biden em 2024.

O embaixador do Brasil na Argentina, Júlio Bitelli, disse que o convite de Milei a Bolsonaro para a posse “não é um gesto que vá no bom sentido”, mas não descartou a ida de Lula para o evento.

*Via O Globo

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo