Após mortes na Índia, WhatsApp cria equipe para combater fake news
No entanto, ainda não é claro como a empresa pretende combater a disseminação de notícias falsas numa plataforma criptografada de ponta a ponta
O WhatsApp teria informado ao governo indiano que vai montar uma equipe no país para combater notícias falsas. A empresa estaria buscando um líder, para escolher os integrantes desse grupo.
No entanto, ainda não é claro como o WhatsApp, uma plataforma criptografada de ponta a ponta, pretende combater a disseminação de notícias falsas. De acordo com o TecMundo, especialistas acreditam que a empresa esteja trabalhando em uma agência de checagem de fatos própria para conferir links e imagens compartilhadas com frequência entre usuários que permitam monitoramento desses conteúdos.
O esforço da empresa no combate de fake news foi motivado pela morte de 30 pessoas na Índia, que fez com que o ministro indiano para ciência e tecnologia cobrasse ações do app para combater esse tipo de conteúdo. Se a plataforma não tomar providências, poderá ser responsabilizada por possíveis novas mortes.
O aplicativo lançou recentemente novos recursos que ajudam os usuários a identificar conteúdos suspeitos. Agora, sempre que alguém encaminha alguma foto, link ou mensagem, o receptor da mensagem é avisado de o conteúdo não foi formulado pelo usuários, mas sim encaminhado.
Uma nova funcionalidade deve ser disponibilizada em breve. O mensageiro vem testando um novo recurso para verificar links suspeitos e impedir que seus usuários caiam em golpes.
Ainda não se sabe quais os planos do WhatsApp para combater fake news e golpes no Brasil. (Notícias ao Minuto)