Política

Aparecida: segunda maior cidade goiana luta para eleger a maior bancada na Alego

Em Aparecida de Goiânia, o eleitor já percebeu que muitas figuras conhecidas da política local estão no páreo, prometendo representar a segunda maior cidade goiana na Assembleia Legislativa de Goiás; quem ou quais serão os campeões de votos?

Nome à disposição do eleitor goiano para deputado estadual é o que não falta. Ao todo, 797 candidatos disputam uma das 41 vagas no Poder Legislativo.

A movimentação na política aparecidense para que a cidade tenha representante legítimo na próxima legislatura é grande. Na base da atual administração, que tem Vilmar Mariano (Patriota) à frente da prefeitura, especula-se a eleição de até três nomes.

Porém, até os maiores defensores desta possibilidade sabem que a missão é difícil considerando que além dos candidatos ‘caseiros’ a cidade é ‘invadida’ por candidatos de outros municípios em período eleitoral.
O eleitor aparecidense que decidir votar em candidatos que possuem ligação direta com a cidade terá várias opções.

Nesta edição, o Diário Goiás em Destaque aponta alguns delas. Os nomes são tidos como favoritos, mas observando o histórico recente da política é praticamente impossível assegurar que todos serão eleitos.

FELIPE CORTEZ

Ao Diário Goiás em Destaque o candidato a deputado estadual, Felipe Cortez,  destacou  que  em 2021, ajudou no projeto de desenvolvimento de Aparecida de Goiânia, quando assumiu a secretaria de Relações Institucionais, responsável pela gestão e captação de recursos, construção, convênios, escrituras e prestação de contas.
  •  É casado com Fabíola Prado, e pai de dois meninos, Felipe Filho e Pedro.
  •  Cursou Administração Pública, Teologia e, atualmente, está no último período de Direito.
  • Sua vocação na política começou ainda na adolescência, ao estar à frente da liderança de jovens na igreja.
Não somos de família política, não temos apadrinhamento. Nossa campanha representa as pessoas mais humildades,  que querem mudança de verdade e que estão cansadas do famoso tapinha nas costas.”, acrescenta.

PESQUISA

  • Pesquisa TV Gazeta/Voga divulgada na última segunda-feira,26, aponta Felipe Cortez na liderança pela disputa à Assembleia Legislativa de Goiás.

“Tivemos a humildade de ouvir a população, percorremos todos os bairros com nossas propostas e, graças a Deus, a população recebeu muito bem nossa candidatura”, avalia o candidato a deputado estadual e secretário nacional do Podemos.

O levantamento espontâneo aponta o candidato do Podemos com 1,36% das intenções de voto. Em seguida, aparece Antônio Gomide (PT), com 1,24%, e Gustavo Sebba (PSDB), com 1,12%, na terceira colocação. O estudo, que entrevistou 807 eleitores com 16 anos ou mais, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-07975/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral sob número GO-05329/2022.  A margem erro é de 3,5 pontos para mais ou menos e o nível de confiança é de 95 %. A pesquisa foi realiza entre os dias 16 e 19 de setembro.

Veter Martins

   Nome conhecido da política em Aparecida de Goiânia. Foi vereador, secretário municipal, secretário estadual e vice-prefeito. Aliado de primeira hora de Vilmar Mariano, o candidato a deputado estadual pelo Patriota conseguiu mobilizar boa parte da base do ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) e de Vilmar para o seu projeto.  
   Veter assegura que trabalha pela cidade há mais de 30 anos e que está preparado para defender os interesses do município e sua gente na Alego. Ainda de acordo com ele, sua campanha conta com apoio de ao menos 300 lideranças entre vereadores, suplentes de vereadores, líderes comunitários e religiosos. 

Max Menezes

    Engenheiro civil com especialização em gerenciamento de obras foi secretário de Infraestrutura entre 2005 e 2007 na gestão de José Macedo. É o vereador mais votado da história de Aparecida de Goiânia. Nas eleições de 2008, recebeu 4.093 mil votos com apoio do pai e ex-prefeito Ademir Menezes.  
   Max Menezes (PSD) também foi secretário de Desenvolvimento Urbano. Deixou o cargo em 29 de março deste ano para assumir mandato de deputado estadual no lugar de Humberto Aidar (MDB) que tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios.   
    Em 2018, recebeu 30.389 mil votos para deputado estadual, ficando com a primeira suplência do MDB.      Max, que rompeu com a base de Gustavo Mendanha e Vilmar Mariano queixando-se da falta de apoio para sua reeleição, pede votos para Ronaldo Caiado (UB) em Aparecida. 

 

Jhonatan Medeiros

É o candidato a deputado estadual oficial da Igreja Esperança.
A instituição religiosa possuiu atuação em 130 cidades goianas e seus membros estão envolvidos na campanha porque acreditam que Jhonatan Medeiros (Agir) irá representar os interesses da igreja e das famílias goianas na Alego.
Medeiros é ex-secretário de Ação Integrada e Ciência e Tecnologia de Aparecida. É sobrinho do deputado federal e candidato ao Senado na chapa de Mendanha, João Campos (Republicanos).
Tem o apoio na Região Sudoeste do deputado estadual Zê Carapô que abriu mão da candidatura de reeleição à Alego e disputa uma vaga na Câmara dos Deputados.

Willian Panda

Vereador reeleito em Aparecida de Goiânia, Willian Panda (PSB) é do tipo ‘pé na terra’. Ligado aos movimentos de luta pela casa própria foi secretário de Habitação, conseguindo a regularização de milhares de moradias que os proprietários não tinham a escritura.
Panda busca votos em Aparecida e outras cidades goianos em dobradinha com Elias Vaz (PSB) que é candidato à reeleição para Câmara dos Deputados.

Vanilson Bueno

Empresário do ramo de eventos, Vanilson Bueno (PSDB) foi secretário de Ação Integrada. Na pasta, foi responsável pelo Prefeitura em Ação – mutirão de serviços e atendimentos implantado na cidade pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha.
Presidente do PSDB em Aparecida, ele conta com apoio de empresários e artistas, aposta suas fichas em Aparecida sem deixar de buscar votos em outras cidades onde possui atuação como empresário do entretenimento.

Daniel Rodrigues

Filiado ao Podemos, suplente de vereador, ex secretário Executivo de Educação e o 4° deputado estadual de Aparecida mais bem votado nas eleições de 2018.
A lista ainda tem o vereador Edinho Carvalho (Agir 36), de segundo mandato, o pastor bolsonarista Fábio Alves (PL).

Ozair José

Candidato pelo Progressistas à Assembleia Legislativa, foi vereador, secretário municipal por diversas vezes, vice-prefeito por dois mandatos, deputado estadual – sempre trabalhando em favor dos interesses de Aparecida de Goiânia.

Leia aqui a edição digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo