18º Mocca realiza dez mil atendimentos e arrecada 40 toneladas de alimentos

Considerado o maior evento extensionista da região Centro-Oeste, o Movimento Científico e Cultural de Aparecida (Mocca) foi encerrado no último sábado, 20, com dez mil atendimentos diretos à população pelo Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan).
Além de assistência nas áreas de saúde, jurídica e social, o evento também arrecadou 40 toneladas de alimentos não perecíveis já repassadas para entidades filantrópicas, que atuam na cidade, e à Secretaria Municipal de Assistência Social.
Com participação massiva dos estudantes e corpo docente da instituição, o Mocca tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica da população em geral.
“A cada edição, reforçamos este compromisso com muito trabalho e carinho a todos que participam, seja na organização ou em busca de algum benefício”, explica o reitor da Unifan e deputado federal, Professor Alcides.
Durante o Mocca, entre outros serviços, foram ofertadas consultas médicas e odontológicas, assessoria jurídica, emissão de documentos, encaminhamento ao mercado de trabalho, cadastro e atualização no CadÚnico, corte de cabelo, oficinas culturais, doação de mudas, emissão da Carteira de Identidade e Cartão de Estacionamento do Idoso, consultoria para declaração do Imposto de Renda.
“O Mocca recebeu toda comunidade aparecidense de braços abertos e já estamos trabalhando para que na próxima edição possamos ampliar os serviços com objetivo de aumentar o número de pessoas beneficiadas. É um evento em que todos saem ganhando: nossos alunos ganham porque, sob a orientação de professores, mestres e doutores, conseguem colocar em prática aquilo que aprendem em sala de aula. A população ganha ao receber serviços de qualidade e gratuitos”, reforça Professor Alcides.
Arrecadação de alimentos
Ao longo dos quatro dias de evento, os estudantes da Unifan participaram de gincanas beneficentes e concursos culturais com objetivo de arrecadar alimentos. Ao todo, foram 40 toneladas. O montante vai matar a fome de milhares de pessoas assistidas por mais de 60 instituições filantrópicas que atuam na cidade.
“A solidariedade é condição humana de compartilhar e demonstrar empatia às causas sociais. Em uma realidade cada vez mais desigual, agir com responsabilidade social fortalece as relações em sociedade e as tornam mais próximas do sentido de vida em comunidade. O ganho social e humano com essas ações é imenso. Nos deixa mais felizes saber que podemos fazer a diferença na sociedade”, pontua o reitor sobre a arrecadação de alimentos.
Casamento comunitário
Uma das principais atrações do Mocca, o casamento comunitário oficializou a união de 36 casais que não pagaram nada para realizar o sonho. A celebração foi realizada na noite de sexta-feira, 19, com direito a decoração temática, presença de convidados dos casais e, é claro, muito carinho entre os que disseram o tão esperado sim perante ao juiz de paz.
“Estamos juntos há 18 anos e sempre tivemos o desejo de realizar o sonho de oficializar nossa união. Hoje, graças ao Mocca, estamos realizando nosso sonho e vivendo este momento importante em nossas vidas”, disse Lindaura Pereira ao lado do marido, Bernardo Samuel, ao final da cerimônia matrimonial.
Meio ambiente
Uma das preocupações do Mocca é com o meio ambiente. Assim, o evento foi encerrado no último sábado, 20, com a tradicional caminhada da sede da Unifan até a nascente do Córrego Pipa, na Vila Sul. Centenas de pessoas se uniram para reforçar a importância da preservação dos recursos naturais. Além da caminhada, também foram plantadas dezenas de mudas nativas para reforçar a arborização na região.