EntretenimentoSaúde

Veja se é melhor comer ovo antes ou depois do treino para emagrecer

Comer ovos traz vários benefícios nesses dois horários. Veja qual deles optar para emagrecer e ficar mais forte

De manhã, tarde ou noite, opções não faltam para saborear o ovo, não é mesmo? Essa iguaria costuma estar presente na vida de quem cumpre com uma rotina de exercícios físicos, fato que não é o bastante para eliminar dúvida, por exemplo: é melhor comer ovo antes ou depois do treino?

“Na verdade, comer ovos traz vários benefícios nesses dois horários. Pensando na performance, nós não podemos abrir mão de um bom pré-treino. Não que no pós-treino o ovo não seja indicado. Muito pelo contrário. Há vários benefícios, mas no pré-treino ele vai te dar também um aporte energético”, explica a personal trainer e nutricionista Aline Becker.

Veja a seguir que grupos de alimentos consumir antes do treino e depois dele, e por que eles são importantes. Lembrando que a consulta a um nutricionista é fundamental para ajudar na indicação dos alimentos mais adequados, conforme as características biológicas e os hábitos alimentares de cada um, e da atividade física realizada.

Pré-treino
Devem predominar alimentos com carboidratos de baixo índice glicêmico e ricos em fibras. Proteínas de alto valor biológico – que contêm aminoácidos essenciais, em quantidades ideais para atender as necessidades do corpo – também são recomendadas. 

O horário mais indicado para se alimentar é cerca de uma hora antes do treino. Você pode comer frutas, pães ou biscoitos integrais, combinados com ovos, leite ou iogurte, por exemplo, para garantir o fornecimento de energia e fazer com que o organismo consuma açúcares durante o exercício. 

Algumas sugestões de lanches para o pré-treino: 
Mingau de aveia com frutas 
Panqueca feita de banana e aveia
Iogurte desnatado com aveia ou granola
Pão integral com ovos
Banana com aveia e leite desnatado sem adição de açúcar
Salada de frutas com chia, granola ou linhaça adoçada com mel

Pós-treino
Após o treinamento devem predominar os alimentos com carboidratos de alto índice glicêmico, para a reposição dos estoques de glicogênio muscular, e com proteínas de alto valor biológico para promover a síntese proteica e recuperação muscular. O ideal é consumir a proteína na primeira hora após a aula, quando as fibras musculares, que sofreram pequenas lesões durante o exercício, começam a se regenerar. 

São opções de pós-treino: 
Pão ou torrada integral com alguma proteína (como atum, frango ou ricota); 
Vitamina de iogurte ou leite desnatado batido com frutas e aveia 
Iogurte desnatado com aveia ou granola; 
Iogurte light e fonte de proteína;
Barra de proteína
Salada de frutas com queijo cottage

Além dos lanches, é importante não se esquecer da hidratação. Procure se manter hidratado antes, durante e depois do treino, bebendo água mineral. A água de coco é um isotônico natural, mas só deve ser consumida caso a atividade física dure mais do que 60 minutos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo