Aparecida de Goiânia

Unifan realiza evento de finalização da Residência em Pedagogia com o apoio do CAPES para estágio educacional 

Na noite desta quinta-feira (09/05), 75 alunos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Alfredo Nasser – Unifan participaram do evento de finalização da Residência de Pedagogia que foi realizada por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, em 5 escolas municipais de Ensino Fundamental de Aparecida de Goiânia. A ação teve duração de 18 meses. 


A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Rosy Mary Magalhães expressa que a conclusão da residência em Pedagogia marca não apenas o término de um ciclo de aprendizado, mas também o início de uma jornada enriquecedora e transformadora na carreira educacional. “Durante esse período,  tivemos  a oportunidade de colaborar em um projeto de reforço escolar em parceria com a Unifan Capes e as escolas municipais de Aparecida de Goiânia, uma experiência que moldou sua visão sobre a educação e fortaleceu seu compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes.” finaliza a coordenadora. 


A coordenação explica que o projeto de reforço escolar foi concebido com base em uma abordagem pedagógica centrada no aluno, buscando identificar suas necessidades específicas e oferecendo um suporte personalizado para superar dificuldades. Por meio de atividades lúdicas, acompanhamento individualizado e o envolvimento da comunidade escolar conseguiram criar um ambiente acolhedor e motivador para o aprendizado. Vale lembrar que alunos e preceptores ganharam bolsas de estudos durante o tempo desenvolvido.

O preceptor, professor Carlos Marcelo Martins, da Escola Guiomar Rosa de Oliveira, falou que durante esse período foram realizadas várias atividades que fazem com que os alunos percebam a sala de aulas, as dificuldades, pontos de melhoria, benefícios e desafios. “Era muito gratificante ver os alunos preparando as semi regências. Eu sempre digo que a prática ilumina a teoria e a teoria ilumina a prática. Esse trabalho dentro das escolas traz muita eficiência e faz com que o processo de aprendizagem seja cada vez mais dinâmico. Estou ansioso pelo mês de agosto para uma nova etapa desse projeto”, relata o professor.

Ao longo desse processo, os participantes  vivenciaram a importância da colaboração entre instituições de ensino superior e as redes públicas de educação. A parceria com a Unifan Capes proporcionou recursos e suporte técnico essencial para a implementação do projeto, enquanto as escolas municipais abriram suas portas e se engajaram ativamente na busca por soluções para melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.

A aluna Nilma Alves Rodrigues da Silva, do 6º período relata que durante as sessões de reforço,  todos testemunharam o progresso dos alunos, não apenas em termos de desempenho acadêmico, mas também em sua autoconfiança e entusiasmo pelo aprendizado. A experiência reforçou a convicção de que a educação é um poderoso instrumento de transformação social, capaz de abrir portas e ampliar horizontes para as futuras gerações. “A residência em pedagogia proporcionou a oportunidade de aprofundar dos conhecimentos teóricos e práticos, além de fazer com que todos os envolvidos refletissem sobre sua prática docente e desenvolvessem habilidades essenciais para atuar de forma ética, responsável e comprometida com a qualidade do ensino”, disse a aluna.



Em um texto aos alunos a professor Rosy Mary Magalhães escreveu: “Ao encerrar este ciclo, ele leva consigo não apenas as lições aprendidas, mas também a gratidão por ter feito parte de uma iniciativa tão significativa e inspiradora. Confiantes de que as experiências vivenciadas durante a residência em pedagogia serão fundamentais para sua trajetória profissional e para sua contribuição para uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.  Agradecemos  imensamente aos residentes, professores preceptores, diretores e professores da Unifan por seu apoio e orientação ao longo deste processo.Com certeza, projetos como esse são fundamentais para o sucesso educacional de nossas crianças. O êxito está justamente na participação ativa delas e na capacidade de aprender e se desenvolver em um ambiente educacional estimulante e acolhedor. É essencial que continuemos investindo em iniciativas que promovam o engajamento dos alunos, atendendo às suas necessidades específicas e incentivando seu crescimento acadêmico e pessoal. A educação é uma jornada contínua, e é através de projetos como este que podemos garantir um futuro brilhante para nossas crianças. Que esse tipo de projeto possa continuar inspirando e impactando positivamente a vida dos estudantes, proporcionando-lhes oportunidades de aprendizado significativo e transformador.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo