Um dia após tomar Cabul, membros do Talibã se divertem em parque
Os vídeos que viralizaram nas redes sociais

Soldados do grupo extremista Talibã foram vistos andando em carrinhos elétricos com armas nas mãos em um parque de diversões, um dia após causar pânico com a tomada da capital afegã, Cabul.
Enquanto eles passavam momentos de descontração no parque e até faziam selfies, os afegãos que não conseguiram fugir do país permaneciam escondidos em suas casas, segundo a imprensa internacional.
#Taliban militants spotted having fun at an amusement park in #Kabul pic.twitter.com/3a3f1HYzGu
— Dailyaz (@dailyaz1) August 16, 2021
Em um vídeo que viralizou no Twitter, um grupo de talibãs aparece em um carrossel destinado a crianças.
De acordo com usuários de redes sociais, os vídeos foram gravados em um parque de diversões em Herat, a terceira maior cidade do Afeganistão.
It seems all they wanted was free rides at the theme park #Taliban pic.twitter.com/qh00uk96UK
— Shakib Noori (@shakibnoori) August 16, 2021
Caos e pânico no Afeganistão
O grupo fundamentalista governou o país nos anos 90 e agora volta com a promessa de respeitar os direitos das mulheres, mas dentro da lei islâmica, o que ainda é muito vago e soa aos ativistas como retórica de propaganda.
Desde que retomaram o poder no Afeganistão, o caos se instaurou no país. O presidente, Ashraf Ghani, fugiu logo após o cerco, e centenas de cidadãos tentaram desesperadamente fazer o mesmo em Cabul.
Na segunda-feira, vídeos mostraram uma multidão de afegãos correndo atrás de um avião, pendurando-se na parte externa da aeronave, e até mesmo caindo de uma altura fatal. O tumulto aconteceu no aeroporto de Cabul, quando aeronaves norte-americanas se preparavam para deixar o país.
Uma foto divulgada pelo site de notícias de defesa e segurança dos EUA, o Defense One, mostra que centenas deles conseguiram fugir do país um avião militar norte-americano superlotado. Eles viajaram espremidos no chão do compartimento de carga da aeronave.