Aparecida de Goiânia

Seis ‘guerreiras’ no primeiro escalão de Vilmar; Secretaria da Mulher só foi criada na atual administração

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia conta atualmente com 29 secretarias que auxiliam o prefeito Vilmar Mariano, do MDB, na gestão do município. Desse total, seis delas são lideradas por mulheres.
O número, como muitos avaliam, ainda é pequeno. Porém, já representa avanço com a efetiva participação feminina nos assuntos estratégicos da cidade.
Desde que assumiu a prefeitura, no início de março de 2022, quando o então prefeito Gustavo Mendanha, do MDB, renunciou ao cargo para disputar o governo estadual, Vilmar defende a participação das mulheres em postos de liderança na política e em outras áreas da sociedade organizada.
O prefeito costuma dizer que as mulheres são mais sensíveis às questões que envolvem, por exemplo, crianças, idosos e o orçamento familiar.

As mulheres do secretariado de Vilmar Mariano, em Aparecida, são:

  • Bruna Lomazzi (Transparência, Fiscalização e Controle);
  • Tia Deni (Políticas Públicas Para Mulheres);
  • Idelma Oliveira (Educação);
  • Pollyana Borges (Governo);
  • Valéria Pettersen (Meio Ambiente);
  • Sulnara Santana (Primeira-dama e secretária de Assistência Social). “Nossa intenção é ampliar cada vez mais a participação da mulher na gestão. As mulheres têm visão ampla e, sobretudo, capacidade para tratar de qualquer assunto e resolver qualquer que seja a situação.
    As mulheres estão alcançando os postos de trabalho e espaço na política, na medicina, na engenharia e na educação pela competência. Estão fazendo bonito porque estão se preparando cada vez mais”, lembra Vilmar Mariano.
    Cada uma das mulheres, que integra o time de auxiliares de Vilmar, atua em uma área específica. Com os respectivos servidores de cada secretaria, elas trabalham diariamente contribuindo com o desenvolvimento da cidade com mais de 527 mil habitantes, conforme último censo do IBGE. Sulnara Santana acumula as funções de primeira-dama e secretária de Assistência Social. No dia a dia administrativo, ela atua para promover o desenvolvimento social, buscando o fortalecimento de políticas públicas que possam assegurar dignidade aos mais carentes, sobretudo, de crianças, mulheres e idosos expostos a algum tipo de vulnerabilidade social. Além de cuidar das ações institucionais, conforme o organograma da administração municipal, ela também lidera ações realizadas em parceria com entidades sociais e classistas.
    “Nossa função é levar auxílio aos que mais precisam na hora certa. A Assistência Social realiza várias ações que têm como único objetivo amparar o mais necessitado”, aponta Sulnara. Valéria Pettersen é considerada peça chave na gestão de Vilmar. Atualmente, ela é secretária de Meio Ambiente, mas já atuou na Captação de Recurso e Educação. Pettersen está licenciada do cargo de vereadora. Foi eleita em 2022, com 2.523 votos, pelo MDB. Bem articulada politicamente, ela já atuou até mesmo no secretariado do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Até 6 de abril, quando será encerrada a janela partidária, deve se deixar a Secretaria de Meio Ambiente para buscar o segundo mandato na Câmara Municipal. Nunca antes na história de Aparecida existiu na administração uma secretaria voltada exclusivamente às mulheres.
    Há um ano, o prefeito Vilmar Marino nomeou Tia Deni como secretária de Políticas Públicas Para Mulheres. Em pouco tempo, ela conseguiu avançar em questões importantes. Foi criada na cidade uma rede de proteção e na sexta-feira, 8, dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher será inaugurada a Casa de Passagem para acolher vítimas de violência doméstica. Em breve, Aparecida terá ainda um Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM).
    “Em Goiás, uma mulher foi a deputada federal mais votada. Isso nos inspira e nos empodera. Toda mulher tem condições de colocar seu nome à disposição para disputar cargos eletivos. A participação da mulher equilibra o debate político. Estamos felizes em saber que somos seis mulheres na administração, mulheres que fazem um brilhante trabalho. O prefeito foi muito feliz na escolha de cada uma”, sublinha Tia Deni. Pollyana Oliveira é secretária de Governo. Entre outras funções, é responsável pela coordenação das relações político-administrativas com os demais poderes constitucionais. Ela atua ainda na articulação das ações governamentais em consonância com o Plano de Governo. A Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle é comandada por Brunna Lomazi. A Pasta exerce papel fundamental para o bom andamento da administração, sendo responsável pela avaliação do comprimento de metas prevista no plano plurianual. Brunna também trabalha no planejamento, coordenação e supervisão da execução orçamentária do município. A Secretaria Municipal de Educação é liderada pela professora Idelma Oliveira. Ela é graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Patos de Minas e em História pela Universidade Estadual de Goiás. É especialista em Docência Universitária pela Faculdade Albert Einstein (FAE).
    Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão. Servidora efetiva do Estado de Goiás, foi Subsecretária Regional de Educação entre 2013 e 2019, cargo responsável pelo funcionamento das escolas estaduais nas cidades de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Caldazinha, Bonfinópolis, Aragoiânia e Hidrolândia. Em fevereiro de 2019, foi nomeada Superintendente de Ensino Superior e diretora do Polo da Universidade Aberta em Aparecida de Goiânia.
    Em 2020, foi nomeada pelo então prefeito Gustavo Mendanha, no cargo de Superintendente de Ensino da Secretaria de Educação da Prefeitura de Aparecida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo