Aparecida de GoiâniaCidadesEntrevistaPolítica

“Propósito da fiscalização eletrônica não é arrecadar, mas sim gerar segurança no trânsito”, enfatiza Avelino Marinho

Avelino assumiu a Secretaria Executiva de Mobilidade há três meses. Nesse período, segundo ele, algumas ações foram realizadas com objetivo de melhorar a mobilidade urbana em Aparecida de Goiânia.
O secretário, que já havia liderado a SMTA, apontou em entrevista ao Diário Goiás em Destaque que nos próximos meses outras iniciativas serão executadas.
Sobre política, o secretário cravou que é pré-candidato a vereador nas Eleições 2024 e que pode deixar o Republicanos em busca de uma chapa “competitiva”.

O que o senhor fez desde que assumiu a SMTA?

Já fizemos a revitalização da sinalização de trânsito em 40 bairros, implantamos semáforos, como o que colocamos no cruzamento da Avenida das Gaivotas com a Flamingo, no Colina Azul.
Também estamos ampliando a fiscalização eletrônica, que vai gerar mais segurança no trânsito e vai diminuir o índice de acidentes. Trabalhamos também com educação para o trânsito.
Nós terminamos a Semana Nacional do Trânsito com realização de blittz educativas, palestras nas escolas e empresas. A educação para o trânsito não termina após a Semana Nacional do Trânsito porque é uma demanda contínua.

Quando os novos radares começaram a funcionar em Aparecida?
Estamos implantando lombadas eletrônicas e radares. Serão cerca de 260 pontos, ou seja, estamos saindo de um contrato de apenas 21 locais e podemos chegar aos 300 de acordo com a necessidade. Precisamos acabar com a cultura do quebra-molas na cidade.
Quero destacar que o propósito da fiscalização eletrônica não é arrecadar, mas sim gerar segurança no trânsito, aquele que não quer pagar a multa é só obedecer a legislação.
Os equipamentos já estão sendo implantado, o Inmetro vai verificar cada equipamento e depois iremos trabalhar a conscientização durante 30 dias. Em seguida, vamos começar com as autuações.
Estamos também ampliando nosso parque semafórico. O prefeito Vilmar autorizou investimento de R$ 15 milhões para implantarmos um parque semafórico inteligente em nossa cidade.

O que esse parque semafórico inteligente terá de diferente?
A diferença é justamente a conectividade que iremos ter com a central de tecnologia que temos naquele prédio ao lado da prefeitura. Eles [ os semáforos] vão conversar com a central de tecnologia.
Quando, por exemplo, faltar energia elétrica em um determinado lugar e o sinal não voltar a funcionar ou ficar no piscante será emitido um alerta e nossos técnicos terão condições de restabelecer o funcionamento lá mesmo na central ou ir ao local para resolver o problema.
Veja que essa tecnologia vai adiantar muito a prestação de serviço no município.

A população de Aparecida cresceu muito nos últimos anos. O número de veículos circulando pela cidade também. Hoje, a quantidade de agentes de trânsito não é suficiente para realizar a fiscalização. A SMTA irá realizar algum concurso para contratar novos servidores?
Com certeza. O prefeito Vilmar tem determinado a realização de concurso público para todos os órgãos de fiscalização e não apenas a SMTA. O concurso está dentro do nosso planejamento e estamos aguardando os finalmente com a Secretaria de Administração, Secretaria da Fazenda e nossa Procuradoria-Geral para publicarmos o edital.

Como está o processo de criação do Fundo Municipal do Trânsito?
O fundo já está pronto e regularizado com CNPJ e conta própria. Vamos receber, de imediato, mais de R$ 10 milhões do Renainf [Registro Nacional de Infrações] que irão compor o volume de investimentos que estamos trabalhando na mobilidade de Aparecida. O fundo também facilita receber recursos do Governo Federal repassados de fundo a fundo. Hoje, já estamos prontos para receber recursos de onde quer que seja.

Leia também: SMTA revitaliza sinalização horizontal e vertical de ruas em Aparecida

O cidadão aparecidense já consegue perceber melhorias no trânsito?
Com certeza. Na Avenida Flamingo com Avenida das Gaivotas, por exemplo, implantamos semáforo na semana passada. Lá o tráfego de veículos é grande, sobretudo, nos horários de pico. A sinalização vai evitar acidentes. Em outras regiões da cidade também estamos implantando semáforos e reforçando a sinalização vertical e horizontal.

O senhor vai seguir no Republicanos e é pré-candidato a vereador?
Estarei no partido que me der condições para disputar a eleição. Serei candidato a vereador e estou trabalhando para isso. Preciso de um partido que tenha uma chapa forte e competitiva onde possa ser feito de dois vereadores acima. Se o Republicanos conseguir construir uma chapa competitiva eu ficarei no partido. Tenho bons amigos no partido e me identifico muito com as lideranças.

Leia também:

O Republicanos está fechado com o prefeito Vilmar Mariano ou ainda é muito cedo para cravar isso?
No momento, estamos fechados com o prefeito Vilmar e estamos caminhando com ele. Hoje, o vice-presidente estadual deputado Jefferson Rodrigues está fechado. O ex-deputado João Campos está com Vilmar. A política muda muito, mas estamos sim com o Vilmar.

Leia aqui a edição digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo