Mundo

Pirâmide pré-hispânica é descoberta durante obras no México

Da Redação
[email protected]

Durante a construção de uma terceira pista em uma rodovia federal em Hidalgo, no centro-leste do México, trabalhadores encontraram uma estrutura desconhecida. Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) foram acionados e confirmaram tratar-se de uma antiga pirâmide, parte de um assentamento pré-hispânico conhecido como San Miguel, datado entre os períodos epiclássico (650-950 d.C.) e pós-clássico tardio (1350-1519 d.C.).
Após a descoberta, as autoridades aprovaram a construção de um grande muro para proteger a pirâmide. A equipe arqueológica coletou 155 amostras, incluindo fragmentos de cerâmica, ferramentas de pedra e conchas, que serão analisadas nos próximos meses para fornecer mais informações sobre a história da região.
Os pesquisadores destacam que o assentamento San Miguel estava sob o controle do senhorio Metzca, conhecido por sua influência multiétnica até pelo menos o século XVI. Entretanto, a ocupação humana na área remonta a cerca de 14 mil anos atrás, tornando-a uma das regiões com atividade humana mais antigas do continente.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo