Mais lidasPolítica

Parecer técnico do TSE é contrário à possibilidade de candidatura de Gustavo Mendanha

Ex-prefeito e o MDB nacional pretendem apresentar contra-argumentação para convencer o plenário do tribunal

Parecer técnico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barra a candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota) na disputa pela Prefeitura de Goiânia. A informação é da coluna Giro, de O Popular.

A peça jurídica, que vai fundamentar o voto do ministro Ramos Tavares, afirma que o movimento de Mendanha fere a Constituição Federal e “representa desvirtuamento daquilo que o princípio republicano almeja, que é o incentivo à alternância e o desestímulo à perpetuidade no poder”.

Vale destacar que Gustavo Mendanha foi reeleito em 2020 para o seu segundo mandato de prefeito de Aparecida de Goiânia. Contudo, renunciou o mandato em abril de 2022 para disputar o Governo de Goiás. 

Agora, o ex-prefeito, juntamente com o MDB nacional pretendem apresentar contra-argumentação com objetivo de convencer o plenário do TSE e buscar uma viabilidade jurídica para disputar o Paço Municipal, em 2024.

“Não vou desistir. Temos vários caminhos para buscar essa candidatura. Vamos, inclusive, registrar e lutar pelo deferimento”, adiantou ao AR. “Vamos continuar nosso trabalho de apresentar nossa tese. Vamos pensar, inclusive, em uma consulta no STF. Temos tempo para isso”, completou ao citar, ainda, a minirreforma em análise no Senado.

Mendanha aguarda  um posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre uma possível candidatura a prefeito de Goiânia nas eleições de 2024. A análise é necessária porque o político foi prefeito por dois mandatos em uma cidade limítrofe, no caso Aparecida. No primeiro semestre de 2022, ele deixou o cargo para se candidatar ao Governo de Goiás.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo