Olimpíada de Eficiência Energética mobiliza mais de 8 mil estudantes em Goiás
Alunos do 8º e 9º ano de 151 escolas participam da competição que une educação, tecnologia e sustentabilidade

Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Em Goiás, a expectativa é de participação de 8.512 alunos do 8º e 9º ano de 151 escolas públicas e privadas em atividades que aliam educação, tecnologia e sustentabilidade.
A iniciativa é promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e organizada pelo Instituto Abradee, com apoio de 48 distribuidoras de energia em todo o Brasil. No estado, a mobilização conta com a parceria da Equatorial Goiás, distribuidora que atende 3,5 milhões de pessoas em 237 municípios.
Durante a olimpíada, os professores recebem formação gratuita e os alunos participam de desafios interativos e provas online em formato gamificado. Além do aprendizado prático, os melhores colocados terão a chance de conquistar medalhas, notebooks e vagas diretas para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências 2026.
“Queremos despertar nos jovens o interesse por práticas mais conscientes, que começam na escola, chegam em casa e transformam comunidades inteiras. A Olimpíada é um convite para aprender de forma divertida, com impacto real no presente e no futuro”, destacou o analista de Projetos de Eficiência Energética da Equatorial Goiás, Jessé França.
A grande final nacional está prevista para o dia 6 de novembro, em Brasília, reunindo os melhores alunos de cada estado.
📌 Quem pode participar
Alunos: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental (rede pública e privada)
Professores: Todas as áreas do conhecimento interessados no tema
📅 Calendário da ONEE 2025
Inscrições: Até 30 de setembro
https://inscricao.onee.org.br/Auth/Registro?utm_source=articuladores&utm_medium=centro-oeste
Formação de professores: Setembro
Desafios e provas: Outubro
Premiação nacional: 6 de novembro, em Brasília