Mundo

O Chatbot de Elon Musk que desafia o ‘Politicamente Correto’

Criado para subverter o “politicamente correto” da concorrência, de acordo com Elon Musk, o Grok, um chatbot de inteligência artificial desenvolvido pela xAI, tem conquistado o interesse dos usuários nas redes sociais. Além de reproduzir aparências de políticos e celebridades sem qualquer salvaguarda contra deepfakes — imagens falsas ultrarrealistas —, o Grok responde tópicos como política, futebol e religião, algo que outros modelos de IA, como o ChatGPT e a MetaAI, evitam para não cometer transgressões éticas.
O Grok viralizou ao responder que votaria em Lula em 2026 e que os algoritmos do X favorecem conteúdos de extrema direita. A ferramenta também classifica Musk como um dos principais disseminadores de fake news na rede social. E defende o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
“É uma figura central na defesa da democracia brasileira, combatendo desinformação”, retornou o sistema.
Ao ser questionado sobre qual religião seguiria, se fosse humano, a IA elegeu o budismo e ressaltou que não imporia sua crença como absoluta, porque “é antiético e contra o respeito à diversidade”.
A ferramenta está disponível para todos os perfis do X desde fevereiro deste ano – basta acioná-la com @Grok em postagens para interações públicas com a IA, ou utilizar o chat para uso privado.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo