Mulher assume comando de dicastério no Vaticano pela primeira vez
Da Redação
[email protected]
Pela primeira vez, uma mulher assumirá o comando de um dicastério no Vaticano, um departamento similar a um ministério. O anúncio da nomeação da irmã Simona Brambilla foi feito pelo papa Francisco nesta segunda-feira, 6. Embora mulheres tenham sido autorizadas a comandar dicastérios desde 2022, nenhuma havia chegado ao posto de chefia até agora. Simona Brambilla, ex-superiora-geral das Missionárias da Consolata, comandará o Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cargo que ocupava como secretária desde outubro de 2023, sendo a segunda mulher a assumir tal posição na Cúria Romana. Natural da Itália e com 59 anos, ela tem uma trajetória marcada por experiências missionárias na África e é formada como enfermeira.
Em entrevista, a irmã expressou a importância histórica de sua nomeação, destacando: “Ganhamos voz”. Ela agora ocupa o cargo mais alto já alcançado por uma mulher no Vaticano.
Desde o início de seu papado em março de 2013, o papa Francisco tem promovido mudanças discretas, porém significativas, por meio de discursos e ações. Sob sua liderança, o número de mulheres em cargos na Santa Sé e na Cidade do Vaticano aumentou 37%.
Entre as mulheres em posições de destaque está a irmã Nathalie Becquart, que assumiu o cargo de subsecretária do Sínodo dos Bispos. Em entrevista à revista VEJA, a religiosa comentou: “A questão de gênero é um sinal dos tempos. Em minhas viagens, ficou claro que há um pedido onipresente por mudança.”