Política

Lula embarca para a Argentina em 1ª viagem internacional do governo

Viagem de Lula servirá para o governo brasileiro retomar a relação com países membros do bloco do Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou, no final da tarde deste domingo (22/1), com destino à Argentina. Trata-se da primeira viagem internacional do petista como chefe do Executivo.

A viagem à América Latina servirá para o governo brasileiro retomar a relação com países membros do bloco do Mercosul. No roteiro, estão previstas visitas oficiais de Lula ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, e também ao presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou.

Conforme a coluna do Igor Gadelha, do Metrópoles, o encontro de Lula com Fernández terá como pauta a cooperação nas áreas de saúde, soberania energética, integração financeira, ciência e tecnologia. A expectativa é de que os dois países assinem um acordo de cooperação técnica envolvendo a região da Antártida.

Ainda em solo argentino, Lula assistirá a um concerto musical com artista argentinos e brasileiros no Centro Cultural Krichner. O presidente também participará da 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Após as agendas na Argentina, Lula seguirá em viagem oficial para o Uruguai, onde se encontra, na quarta-feira (25/1), com o chefe do Executivo no país, Luis Alberto Lacalle Pou.

Durante a viagem de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin assumirá a Presidência da República pela primeira vez na história. Alckmin, que posou para uma foto com Lula antes do embarque do presidente, despachará no gabinete do chefe do Executivo, no terceiro andar do Palácio do Planalto, a pedido do próprio presidente, segundo informou a coluna de Igor Gadelha.

Comitiva

Lula viajou para Argentina acompanhado de seis dos seus 37 ministros. Entre eles, Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Itamaraty) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo