Mundo

Justin Trudeau anuncia renúncia ao cargo de Primeiro-Ministro do Canadá

Da Redação
[email protected]

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira, 6, sua renúncia à liderança do Partido Liberal, após meses de crescente pressão devido a uma profunda crise de confiança no governo. Com essa decisão, Trudeau também deverá deixar o cargo de premiê, embora continue no posto interinamente até que o partido selecione um novo líder.
“Cada osso do meu corpo sempre me disse para lutar, porque me importo profundamente com os canadenses”, disse Trudeau durante a declaração em Ottawa. O premiê afirmou que sua decisão foi tomada após refletir durante os feriados de fim de ano e comunicar sua decisão à sua família na noite anterior. Ele confirmou que deixará a liderança do partido e o cargo de primeiro-ministro após a escolha de seu sucessor.
Trudeau, que esteve à frente do Partido Liberal por mais de uma década, enfrentava uma crescente insatisfação pública e pressão política. Sua saída agora desencadeia uma batalha interna pela liderança, que poderá ser resolvida por meio de um processo de base que pode durar semanas ou por uma votação de deputados no Parlamento.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo