Mundo

Irã alerta ONU sobre uso da força contra os EUA e ameaça dos Houthis contra Israel

Da Redação
[email protected]

O Irã alertou o Conselho de Segurança da ONU nesta terça-feira (11), afirmando que poderá recorrer à força caso seja alvo de qualquer agressão dos Estados Unidos. Em carta enviada às Nações Unidas, o enviado especial do Irã qualificou as declarações do presidente americano, Donald Trump, como “imprudentes e inflamatórias”, e ameaçou que o país defenderá “sua soberania, integridade territorial e interesses nacionais contra qualquer ação hostil”. O documento ainda solicita que o Conselho de Segurança se pronuncie sobre os comentários de Trump, que, segundo o Irã, violam o direito internacional.
Em meio a um clima de incerteza sobre o cessar-fogo entre Israel e o Hamas, o grupo extremista dos Houthis também fez uma ameaça nesta terça-feira (11). O líder do grupo, Abdulmalik al-Houthi, afirmou que está pronto para lançar ataques contra Israel caso o país retome os bombardeios a Gaza e não cumpra o acordo de cessar-fogo.
Os Houthis, que controlam a maior parte do oeste do Iémen, têm apoio do Irã e já realizaram ataques a embarcações israelenses e de outros países no Mar Vermelho, como forma de demonstrar solidariedade a Gaza.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo