Governo de Goiás faz entrega de 55 máquinas e equipamentos às Prefeituras goianas
Maquinário faz parte de contrato de repasse de patrulha mecanizada e beneficiará 30 municípios
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realiza nesta sexta-feira, dia 15, nova entrega de máquinas e equipamentos para Prefeituras contempladas por meio do contrato de repasse de patrulha mecanizada, estabelecido entre governo estadual e Ministério da Agricultura, Pecuária e Agricultura (Mapa). Serão entregues 41 caminhões, oito motoniveladoras, cinco tratores e um caminhão pipa, que vão beneficiar 30 municípios goianos. A lista das Prefeituras contempladas nesta segunda etapa pode ser conferida no site: www.agricultura.go.gov.br.
Das 8 às 12 horas, os prefeitos deverão comparecer à sede da Seapa, no setor Leste Universitário, em Goiânia, para a assinatura do Termo de Cessão de Uso e coleta da autorização de retirada do maquinário. Já a entrega das máquinas e equipamentos ocorrerá das 14 às 17 horas, sendo tratores e motoniveladoras no estacionamento do Estádio Serra Dourada e caminhões na Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). Os veículos somente serão entregues após a assinatura do Termo e apresentação da autorização de retirada dos equipamentos. A previsão da Seapa é que com a regularização de documentação por parte das Prefeituras junto à Secretaria, outras cidades possam receber equipamentos nas próximas semanas.
Primeira entrega
No último dia 8 de março, o governo de Goiás, por meio da Seapa, iniciou a entrega do maquinário para os municípios contemplados no contrato de repasse de patrulha mecanizada. Na primeira etapa, foram beneficiadas 92 Prefeituras que estavam com toda a documentação regularizada junto à Secretaria. Foi realizada solenidade na sede da Secretaria para formalizar o início da entrega do maquinário, com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, vice Lincoln Tejota, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.
Na primeira etapa, foram entregues 148 máquinas, sendo 118 caminhões basculantes, dois caminhões pipa, 12 tratores agrícolas (mais plana) e 16 motoniveladoras. A aquisição de patrulha mecanizada para o Estado de Goiás e a distribuição aos municípios goianos foi possível por causa de emenda parlamentar dos senadores e da bancada goiana dos deputados federais da legislatura anterior, em forma de contrato de repasse no valor de R$ 113 milhões.
De acordo com o secretário Antônio Carlos, por meio do contrato serão entregues 545 máquinas e equipamentos a 240 cidades goianas. “Há duas semanas, conseguimos dar prosseguimento à licitação que estava parada, relacionada a 212 restroescavadeiras deste mesmo convênio. A previsão é que esse maquinário seja entregue o mais rápido possível”. O secretário enfatizou que esses equipamentos ajudarão as Prefeituras em diferentes serviços. “Serão importantes para o desenvolvimento dos municípios goianos e acima de tudo, pela manutenção e preservação de estradas, dentro do projeto de patrulha mecanizada”.
Compromisso
De acordo com o secretário, o atual governo fez o compromisso de dar agilidade e celeridade na entrega do maquinário e a Seapa está cumprindo, seguindo todos os procedimentos legais e transparência nos processos. Ele disse que o governo anterior até chegou a realizar evento, no dia 28 de dezembro do ano passado, para fazer a entrega simbólica das máquinas aos municípios, com a presença de prefeitos do interior na capital goiana. Entretanto, devido a problemas na documentação e no pagamento, o maquinário não pode ser entregue. No início deste ano, houve a necessidade de regularização de documentos referentes aos municípios e aos equipamentos, com os processos sendo conduzidos pelo atual governo estadual, por meio da Seapa. O secretário enfatizou ainda que tudo está sendo feito de acordo com a legislação, exatamente para proporcionar agilidade na entrega do maquinário e transparência nos procedimentos adotados, além de manter compromisso com as prefeituras municipais. “Desde o início trabalhamos de forma responsável para solucionar o processo e realizar a entrega dos equipamentos aos municípios beneficiados”, enfatizou.