Notícia

Goiás registra mais de 400 incêndios no final de semana, recorde anual

O estado de Goiás enfrentou um fim de semana crítico com mais de 400 ocorrências de incêndios registradas entre sexta-feira (6) e domingo (8), conforme dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros. A maioria das ocorrências ocorreu em áreas urbanas, marcando o recorde anual até o momento.

Segundo o Tenente Coronel Luiz Lobo, do Corpo de Bombeiros, grande parte dos incêndios foi provocada por pessoas que utilizam o fogo para “limpar” terrenos e lotes, uma prática criminosa. “Por causa desse aumento significativo no número de incêndios em vegetação, especialmente nesse período crítico de estiagem que estamos vivendo, as ocorrências têm crescido de forma alarmante”, afirmou.

Com o volume elevado de focos, a corporação precisou redirecionar cerca de 200 militares que atuavam em funções administrativas para reforçar o combate às chamas. Além disso, 30 bombeiros em curso de especialização em combate a incêndios florestais também foram mobilizados para ajudar nas operações.

“Estamos empregando todo o efetivo disponível para atender à alta demanda e controlar os focos de incêndio o mais rápido possível”, explicou o Tenente Coronel.

A força-tarefa não se limita ao combate direto. O Corpo de Bombeiros também tem atuado no setor de inteligência para identificar e punir os responsáveis pelos incêndios criminosos. “Provocar incêndios para limpeza de terrenos nesta época do ano é crime, conforme previsto no Código Penal. Estamos trabalhando para punir os infratores”, destacou o oficial.

Os municípios mais afetados pelas queimadas em áreas rurais incluem Mineiros, Portelândia e a região da Chapada dos Veadeiros, locais onde o fogo tem se alastrado com rapidez devido à vegetação seca e à baixa umidade.

A situação acende um alerta sobre a necessidade de conscientização e fiscalização mais rígida para evitar que o problema continue se agravando, especialmente durante o período de estiagem, que historicamente aumenta os riscos de incêndios em todo o estado.

Imagem: Freepik

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo