O Goiás está classificado para a fase semifinal da Copa Verde. Jogando em casa, o time comandado pelo técnico Guto Ferreira derrotou o Brasiliense por 1 a 0 e se garantiu na fase seguinte do torneio. O único gol da partida, disputada na noite desta quinta-feira (23), foi do meia argentino Julián Palacios.
Na próxima fase, o Esmeraldino enfrentará o Cuiabá, que eliminou o Vila Nova, na última quarta-feira (22). O jogo de ida acontece já no próximo domingo (26), na Arena Pantanal. A volta, na Serrinha, será na quarta-feira (29).
O jogo
Precisando da vitória para se classificar, o Goiás começou a partida de volta das quartas de final da Copa Verde pressionando o Brasiliense. Tanto é que a primeira chegada perigosa da noite foi do Esmeraldino. Aos 11 minutos, Maguinho desceu pelo lado direito, invadiu a área e chutou rasteiro. Sem muita dificuldade, Artur fez a defesa e evitou que o placar fosse aberto.
Mas não demorou muito para que o Goiás marcasse. No minuto seguinte, o Esmeraldino balançou as redes. Diego Gonçalves chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro para a área do Jacaré. No meio do caminho, o goleiro Artur fez a defesa, mas acabou dando rebote, que caiu nos pés do meia argentino Julián Palacios, que só teve o trabalho de tocar para o fundo do gol.
Já o Brasiliense teve seu melhor momento na casa dos 30 minutos. O primeiro bom chute do time candango aconteceu na marca de 33 minutos. Tobinha finalizou e colocou o goleiro Tadeu para trabalhar. Três minutos depois, foi a vez de Tarta, de fora da área, mandar uma bomba e ver o arqueiro esmeraldino espalmar e evitar o empate.
No segundo tempo, assim como no primeiro, o Esmeraldino começou pressionando. A primeira grande finalização da etapa aconteceu aos seis minutos. Cobrando falta, o atacante Diego Gonçalves mandou muito perto da trave esquerda do goleiro Artur, que só acompanhou.
Fellipe Bastos também passou perto de marcar o segundo. De canhota, o camisa 8 finalizou e fez com que Artur trabalhasse para não sofrer o segundo. Na marca de 33 minutos, Hugo fez uma dura falta em Hernane Brocador e acabou recebendo cartão vermelho direto, deixando o Goiás com um jogador a menos.
Com um atleta a mais, o Jacaré empatou, mas não valeu. Aos 44, Yuri Mamute aproveitou um rebote dado por Tadeu e tocou para o fundo do gol. Imediatamente, o assistente Cícero Alessandro de Souza levantou sua bandeira e anulou o lance por conta de um impedimento do atacante do Brasiliense. Assim, o jogo acabou mesmo com uma vitória alviverde.
Ficha técnica
Goiás 1×0 Brasiliense
Data: 23 de março de 2023
Horário: 19h
Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)
Gol: Julián Palacios (12’/1T) – GOI
Cartão vermelho: Hugo (33’/2T) – GOI
Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Cícero Alessandro de Souza (MS)
Goiás: Tadeu; Maguinho (Yan Souto), Eduardo Thuram, Sidimar e Hugo; Willian Oliveira (Felipe Ferreira), Fellipe Bastos (Nicolas) e Julián Palacios (Zé Ricardo); Alesson, Philippe e Diego Gonçalves (Vinícius).
Técnico: Guto Ferreira
Brasiliense: Artur; Andrezinho (Daniel Mendonça), Gustavo Henrique, Gabriel Henrique e Aloísio; Aldo, Tarta, Zotti (Gabriel) e Radamés (Diogo Sodré); Yuri Mamute e Tobinha (Hernane Brocador).
Técnico: Roberto Cavalo