Goiás avança na alfabetização com programa AlfaMais

Da Redação
[email protected]
Goiás tem como prioridade eliminar a distorção idade-série na Educação Básica, investindo especialmente na alfabetização plena nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. O programa AlfaMais Goiás, criado em 2021 em parceria entre o governo estadual e prefeituras, tem se destacado nesse desafio.
Em apenas três anos, o programa já trouxe resultados importantes. Goiás saltou da 16ª posição, em 2018, para o 2º lugar nacional em alfabetização na idade certa. Esse avanço ocorreu após a pandemia, com o apoio da gestão do governador Ronaldo Caiado. A criação do ICMS Educação, que direciona recursos para a alfabetização, é um marco importante para essas políticas públicas no estado e no país.
A secretária de Educação, Fátima Gavioli, ressalta que o programa promoveu uma cooperação ampla entre municípios, superando diferenças partidárias. Atualmente, 10 municípios goianos já contam com 100% das crianças alfabetizadas na idade certa, segundo o Ministério da Educação. Entre eles estão Jaupaci, Rianápolis e Santa Bárbara.
Para a presidente da Undime Goiás, Anderlúcia Castro, os resultados refletem o empenho dos professores. “O trabalho diário deles é fundamental para que nossas crianças sejam alfabetizadas no tempo certo”, destacou.