Mundo

Estudo revela que placa oceânica antiga pode estar afundando

Da Redação
[email protected]

Um estudo publicado recentemente na revista Solid Earth fez uma revelação importante: uma placa oceânica antiga pode estar afundando. Essa placa, que fica entre o Irã, Iraque e Turquia, está afetando o movimento sob a superfície da Terra e pode mudar o relevo da região.
A equipe acredita Durante milhões de anos, as placas continentais árabe e eurasiana se movimentaram uma em direção à outra. Com o tempo, o leito marinho subterrâneo que ficava entre elas, chamado de placa oceânica Neotethys, se aprofundou na Terra para dar espaço para as duas. Quando elas finalmente colidiram, as bordas se amassaram e se ergueram, dando origem ao que hoje são as Montanhas Zagros, uma cordilheira que abrange Iraque, Irã e sudeste da Turquia.
Isso teve uma consequência. O peso dessas montanhas faz com que a superfície da Terra se curve abaixo delas, formando depressões que se enchem de sedimentos. A pesquisa descobriu que essas depressões, que atualmente têm de 3 a 4 quilômetros, são mais profundas do que eles sabiam, com um peso ainda maior de sedimentos.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo