Estado
Dois novos laboratórios de robótica serão inaugurados em Goiás
Ação é em parceria com Instituto Campus Party
O Governo Goiás em parceria com o Instituto Campus Party (ICP) vai inaugurar duas novas unidades do projeto Include, em Goiânia e também em Aparecida. Os laboratórios tem o objetivo de capacitar, gratuitamente, adolescentes e jovens com idade entre 12 e 20 anos, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica, além de oficinas de empreendedorismo e IOT (Internet das Coisas).
Segundo Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party, “esses são os primeiros dos 20 novos laboratórios que o projeto visa implantar no estado e a expectativa é atender 6 mil jovens de comunidades carentes locais até fevereiro de 2024. E o governo de Goiás, tem sido parceiro fundamental nesta construção, sendo, atualmente o estado que mais temos laboratórios instalados, 26 no total”, explica.
Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), o Include tem o objetivo de inserir jovens de comunidades carentes ao ambiente digital, possibilitando o conhecimento das novas tecnologias e abrindo oportunidades de ingresso ao mundo digital, estudos e mercado de trabalho.
Projeto Include no país
Atualmente Goiás já tem seis laboratórios Include instalados e funcionando em Goiânia (duas), Luziânia, Alto Paraíso, Valparaíso e Cavalcante, onde vivem cerca de 880 famílias da comunidade quilombola Kalunga. Além destes, o projeto já conta com instalações no Distrito Federal, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Bahia. Em fase de implantação: Amazonas e Rio Grande do Sul.
Os laboratórios possuem mobília e equipamentos de primeira linha para ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual, drones, entre outros.