Após a aprovação do projeto de lei de autoria do deputado Gugu Nader, que institui o Dia Estadual do Pequi em Goiás, o parlamentar se prepara para ver sua iniciativa se tornar realidade.
O Dia Estadual do Pequi será celebrado anualmente em 23 de outubro como uma homenagem a esse ícone da culinária regional e símbolo das tradições locais, profundamente enraizado na cultura e na identidade do estado.
Em busca de recordes
O “Panelão do Gugu” visou estabelecer dois recordes mundiais simultâneos neste evento: a criação do Maior Panelão Móvel e a produção do Maior Panelão de Pequi.
O RankBrasil, entidade responsável por estabelecer os recordes no país, estará presente no evento, representado pelo diretor Luciano Cadari, que tem o papel de assegurar todas as diretrizes e requisitos necessários para o registro oficial dos recordes.
Ao todo, foram feitos 700 quilos de arroz e 5 mil quilos de pequi, e o público presente poderá desfrutar dessa iguaria peculiar da região, de forma gratuita.
Além do “Panelão do Gugu”, os visitantes do festival,tiveram a entrada franca, poderam degustar uma ampla variedade de pratos típicos preparados por chefs locais e acompanhar apresentações musicais com diversos artistas.
O pequi, fruto amarelo característico da região, é uma iguaria amplamente conhecida e apreciada por seu sabor único e marcante
Entre as principais atrações que subiram ao palco da festa foram a dupla sertaneja João Lucas e Marcello, o cantor Leo Nascimento, a Banda Casa de Leis, o DJ Wam Baster e artistas regionais.