A Saúde é uma das áreas que mais recebe atenção da Administração Pública de Aparecida de Goiânia, que tem buscado ampliar sua rede para melhor atender a população da cidade. Somente em 2018, três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) foram inauguradas no município. Juntas, elas conseguem atender cerca de 30 mil moradores, levando para a comunidade serviços essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso. Com a abertura dessas unidades, Aparecida passou a ter 39 UBS’s em funcionamento.
As inaugurações ocorreram nos meses de agosto e setembro e foram responsáveis por abrir as portas das unidades dos bairros Santo André, Ilda e Cruzeiro do Sul. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários compõem as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) que atuam nos locais e que realizam atendimentos básicos gratuitos, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas.
Só a UBS Santo André tem capacidade para atender oito mil moradores da região, contemplando também os bairros Jardim Ipanema, Jardim Cristal, Pampulha, Rio Grande e Real Grandeza. A unidade é de porte II, ou seja, atende com duas equipes de ESF. Já a UBS do bairro Ilda é de porte III e tem capacidade para atender mais de dez mil moradores. Além do bairro onde está localizada, a unidade contempla moradores do Conjunto Estrela do Sul, Cidade Vera Cruz, Vila Mariana e Vila Rosa.
Também de porte III e com capacidade para atender mais de dez mil moradores, a UBS do Cruzeiro do Sul engloba os moradores do bairro em que funciona e do Storil, Jardim Luz e Maria Inês. As três UBS’s inauguradas contam com consultórios médicos, de enfermagem e odontológicos, salas de inalação, vacinação, farmácia, curativo, coleta e acolhimento multiprofissional, banheiros adaptados e dependências administrativas. Nesses espaços são realizados atendimentos gerais como consultas médicas, injeções, curativos, inalações e coleta de exames.
Apesar de ainda não estarem em pleno funcionamento, visto que a Secretaria de Saúde aguarda a finalização dos processos de contratação de profissionais, com conclusão prevista para outubro, as novas UBS’s prometem melhorar a saúde de regiões específicas e, de forma geral, de todo o município. “As unidades básicas conseguem resolver até 90% das enfermidades da população do território de que são responsáveis, reduzindo a procura pelas unidades de urgência e emergência da cidade, e ainda promovem hábitos saudáveis de vida”, comentou o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.
Hospital Municipal
Uma das obras mais importantes na área da Saude para os moradores de Aparecida de Goiânia é o Hospital Municipal que terá 230 leitos, sendo 30 leitos de UTIs. “Estamos trabalhando para melhorar ainda mais a saúde no município, que é hoje referência na área. Temos feito convênios para capacitar os servidores e assim prestarem um melhor atendimento e em breve vamos inaugurar o Hospital Municipal e o Centro de Especialidades”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha. O prefeito ressalta que neste momento a unidade está recebendo todos os mobiliários e os equipamentos médicos devem chegar até novembro.