Brasil vence Uruguai e garante vaga na final da Copa América feminina e nas Olimpíadas de Los Angeles

Da Redação
[email protected]
Na noite da última terça-feira, a seleção brasileira feminina de futebol confirmou sua força na Copa América ao vencer o Uruguai por 5 a 1 e garantir vaga na final da competição. Com isso, o Brasil assegurou também a classificação para as Olimpíadas de Los Angeles-2028, que terão um formato renovado para a disputa do torneio feminino.
Esta será a nona participação brasileira consecutiva nas Olimpíadas desde que o futebol feminino se tornou modalidade olímpica, em Atlanta-1996. Além da Canarinho, os Estados Unidos também estão garantidos em todas as edições por serem os anfitriões do evento de 2028. A equipe brasileira buscará o ouro que ainda lhe falta, após ter ficado com a prata em três edições recentes — 2004, 2008 e 2024.
Um dos grandes destaques para Los Angeles-2028 será a ampliação do torneio feminino, que passará de 12 para 16 equipes. A mudança acontece ao contrário da disputa masculina, que terá redução de 16 para 12 seleções. Além do Brasil, a Colômbia também confirmou a vaga pela Copa América, enquanto os Estados Unidos garantiram sua participação como sede.
A Fifa ainda não detalhou o novo formato ou o critério final de classificação para os Jogos, mas a expectativa é que siga um modelo semelhante ao do torneio masculino de 2024, com os 16 times divididos em grupos de quatro seleções. Os dois primeiros de cada grupo avançariam para as quartas de final, iniciando a fase eliminatória.
Até Paris-2024, a competição feminina contava com 12 seleções, divididas em três grupos de quatro times. Depois da fase de grupos, avançavam os dois primeiros colocados de cada grupo, além das duas melhores equipes que ficaram em terceiro lugar.
As confederações da Concacaf, Uefa, CAF (África) e OFC (Oceania) ainda não anunciaram como serão os critérios de classificação para o torneio feminino de Los Angeles.
A seleção brasileira agora se prepara para a final da Copa América, que será sua 10ª decisão em outras tantas edições do torneio. O time busca o nono título continental, reforçando sua hegemonia no futebol feminino sul-americano.