Aparecida de GoiâniaMais lidasNotícia

Em audiência pública, feirantes e ambulantes de Aparecida cobram mais segurança

Feirantes debatem reivindicações na Câmara de Aparecida

Feirantes cobram mais segurança nas feiras em Audiência Pública na Câmara de Aparecida na manhã desta segunda-feira (23).

Atualmente, Aparecida conta com 70 feiras livres e nove feiras especiais. Na reunião estiveram presentes representantes da classe dos trabalhadores, do Poder Executivo e vereadores. Entre as principais queixas, a categoria cobra por mais segurança. Essa foi uma reclamação quase unânime dos feirantes.

O que querem os feirantes

Entre as principais queixas, destaque para a falta de segurança, que foi uma reclamação quase unânime, e a necessidade de aumentar os espaços das feiras, para comportar aqueles que começaram as atividades após as primeiras restrições por conta da pandemia.

Além disso, outros pontos levantados foram a presença de veículos transitando no meio das feiras, criando risco de acidentes; a falta de banheiros, já que muitas feiras não possuem, e, quanto tem, de qualidade ruim; maior organização das feiras especiais, como as de natal e ano novo, de forma que envolvam os próprios feirantes nas decisões e revisão dos impostos cobrados.

O que diz o poder público

Pelo lado do Poder Executivo, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Marlúcio Pereira

“A gente que anda nas feiras percebe que todas as reivindicações são válidas e merecem ser observadas por nós. Nossa secretaria já havia conversado com os vereadores sobre o tema e nos colocamos à disposição de vocês. A gestão do Prefeito Gustavo Mendanha tem aberto a Casa do Empreendedor em toda a cidade e ela servirá como mais uma forma de apoiar os feirantes”, destacou Marlúcio.

Representando a Associação dos Feirantes de Aparecida de Goiânia (AFAG), Abimael destacou a atuação da vereadora Camila Rosa.

A vereadora, que tem uma relação próxima com as feiras, explicou que sua intenção era propor essa audiência já no início do seu mandato, porém, por conta das questões relacionadas à pandemia, acabou atrasando.

“Como convivo no meio da classe desde os oito anos de idade, quando entrei para as feiras com meus pais, consigo compreender quando algum colega me expõe as dificuldades de trabalharem, seja por asfalto deteriorado, barraca ao lado de lote com mato muito alto, falta de banheiros, enfim, diversas dificuldades e que, de fato, nunca houve a possibilidade dos próprios feirantes debaterem com as autoridades públicas sobre isso”, relatou Camila.

Vereadora Camila Rosa

Aparecida realiza novo cadastro de feirantes até dia 30 de setembro

Todos os feirantes de Aparecida, já ativos ou novos interessados em trabalhar nas feiras livres do município, estão convocados para cadastrarem suas barracas na Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Aparecida o município a partir do dia 1º de setembro.

Os trabalhadores têm até o dia 30 do próximo mês para regularizarem a situação junto à prefeitura. O cadastro é obrigatório. Será permitida a montagem do stande ou barraca no município apenas para quem estiver regularizado.

O Coordenador de Feiras e Licenciamento Especial da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, Cassiano Souza, explica que o cadastro é importante para a secretaria ter controle sob as vagas ocupadas e disponíveis das feiras do município.

Serviço

Os trabalhadores que já estão cadastrados devem receber o requerimento da secretaria pelo e-mail ou Whatsapp. Caso não recebam, podem solicitar pelo telefone 3238-7210 até o dia 31 de agosto. Quem tem interesse em cadastrar sua barraca em uma das feiras de Aparecida, pode solicitar a ficha pessoalmente na sede da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Aparecida – situada no 1º andar da Cidade Administrativa – ou também via telefone.

A entrega do requerimento preenchido e das documentações pessoais devem ser feitas pessoalmente. O atendimento será por ordem alfabética, para evitar aglomeração. O horário de funcionamento é das 8h às 15h, nas datas: Nomes que iniciam com as letras A a I: do dia 1º a 10 de setembro; J a R: do dia 11 a 20 de setembro; S a Z: do dia 21 a 30 de setembro.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo