Aparecida de GoiâniaMais lidas

Assembleia de Deus Jardim das Esmeraldas celebra 50 anos; conheça um pouco da história da igreja e seus dirigentes

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Jardim das Esmeraldas Ministério Jardim América completa 50 anos de fundação neste mês

A  Igreja Evangélica Assembleia de Deus Jardim das Esmeraldas Ministério Jardim América completa 50 anos de fundação neste mês. A  Igreja Evangélica Assembleia de Deus Jardim das Esmeraldas Ministério Jardim América completa 50 anos de fundação neste mês.    

 O jubileu de ouro foi celebrado no último final de semana com o tema “Até aqui nos ajudou o Senhor (I Samuel 7:12). A congregação reúne cerca de 250 pessoas entre membros e congregados e está localizada na Rua Cuiabá no Jd. Das Esmeraldas, em Aparecida de Goiânia.   

A história

A pedra fundamental para construção do tempo foi lançada em 10 de julho de 1972. Ao longo de cinco décadas, vários pastores serviram à igreja. João Araújo de Lima foi o fundador.

São eles: Francisco Rodrigues de Deus (1978 a 1981), Valdir Rosa (1981 a 1982), Roberto Pereira de Souza (1982 a 1984), Juvenil Fernandes atua presidente (1984 a 1987) e Epaminondas Nogueira de Souza (1987 aos dias atuais) que atualmente é o vice-presidente.

No histórico da Assembleia de Deus Jardim Das Esmeraldas também estão registrados os nomes de outros importantes pastores que dirigiram a congregação.

Em 1969, quando se converteu ao evangelho o casal João Araújo de Lima e Almerinda, começaram a realizar reuniões e cultos na própria sala de casa.

Eles moravam na rua dos fundos onde foi construída a igreja. Pouco tempo depois, o espaço já era pequeno para as celebrações e o casal doou um de seus terrenos para que fosse erguida uma igreja.     Em 1972, a congregação filia-se ao Campo Jardim América. Neste ano foi construída a igreja.

Medindo seis metros de frente, por nove metros de fundos (54 m²), o templo foi erguido de tijolinhos e João de Lima tornou-se o primeiro pastor dirigente, tendo como vice  José Dares. A construção só foi possível graças ao “vigor, esforço, amor, contribuição financeira e mão de obra da congregação”.

A dedicação de João de Lima no início da obra impressionava a todos.    
Além da doação do lote, da disposição e administração da construção da igreja, ele próprio comprou madeira e sem utilizar máquinas de marcenaria fabricou todos os bancos da igreja.    

“Homem simples, mas com visão altruísta, nos deixou um grande legado, marcas inextinguíveis, permanentes na obra de Deus, enquanto na terra houver vida. Seguramente, foram investimentos que aparecerão no reino dos céus.     Seu trabalho, ainda que não seja lembrado pelos homens, jamais será esquecido por Deus”, diz um documento da igreja sobre seu fundador João Araújo de Lima.   

Com a saída do pastor João de Araújo Lima em 1978, assume a direção da igreja Francisco de Deus e sua esposa Maria Rodrigues de Jesus que o auxiliava. Proveniente do Parque Oeste onde pastoreou por alguns anos, o casal que era pioneiro da obra se dedicava em oração, campanhas de libertação e vigílias, atraindo novos membros de modo que a igreja cresceu bastante.

No governo do ex-presidente José Sarney, quando a inflação tirava o sono dos brasileiros e deixava milhares deles sem o que comer, a igreja cadastrou famílias na Secretaria de Estado de Agricultura de Goiás e as beneficiavam com o kit leite, mostrando que o evangelho é amor e se preocupa também com o social, trabalho este coordenado pelo irmão Franklin.

Na administração do quinto dirigente, o atual presidente Pastor Juvenil, foi construído um anexo nos fundos da igreja que serviu de moradia para alguns membros.

“Sua gestão foi marcada pela visão empreendedora e capacidade de investimento na obra de Deus. Não recebia salário da igreja ou qualquer ajuda de custo sequer para o combustível do veículo utilizado na obra. Homem ético, humilde, generoso, fervoroso no Espírito e compromissado com o reino de Deus, nunca fugiu da vocação ministerial e até hoje a exerce com dedicação e responsabilidade que o cargo requer. Sua permanência na igreja se deu até maio de 1987, quando volto para a sede e foi substituído pelo pastor Epaminondas Nogueira de Souza”

Atual pastor

Pastor Epaminondas Nogueira atual vice-presidente e pastor dirigente lembra como a igreja contribui com a região ao longo dos 50 anos.

“Além da pregação do evangelho, o trabalho filantrópico de assistência social em benefício às pessoas carentes é um dos movimentos importantes realizados pela a igreja”.

Pastor Epaminondas, que se converteu ao Evangelho, na igreja está há 49 anos na congregação.

O líder religioso também pontua que a congregação exerce papel “de grande importância, uma vez que, na pregação do Evangelho, podemos direcionar pessoas à Cristo”.

“Tenho 35 anos de pastoreio e aceitei a Jesus nesta igreja”. Em sua gestão, ele aponta que foi feita a expansão física da igreja e duas reformas já foram realizadas. “Também conquistamos um espaço de eventos para festividades e salas de aulas para nossas crianças, adolescentes e jovens”.

Quando faz uma breve retrospectiva o pastor dirigente lembra que ao longo de meio século realizou um trabalho “de responsabilidade, honestidade, bom exemplo para a comunidade do bairro e com muita dedicação. É um trabalho árduo, mas gratificante”, garante.

Questionado sobre os desafios futuros, o pastor é enfático. “Dar continuidade ao trabalho de evangelização, ganhar almas e preparar para o Reino dos Céus é o maior desafio da Igreja Mundial”.

A Igreja Assembleia de Deus Jardim das Esmeradas também se destaca no cenário local pelo trabalho realizado com objetivo de evangelizar crianças e jovens. Outro motivo de orgulho é seu ministério de louvor. Nas últimas duas décadas, a igreja investiu em equipamentos de som.

“O Ministério Tom Sagrado formado por adolescentes se fez conhecido pela vocação em ministrar música na igreja local e em outros eventos. Ariel Matos, Gustavo Nogueira e Mateus marcaram o Tom no seu momento áureo de execução da música gospel”.

O Ministério Perante o Pai serviu a Deus com louvores por muitos anos na igreja local e no atendimento de agendas em toda a região metropolitana e Estado de Goiás. Gravou o CD “ESTE MEU LUGAR”, com músicas congregacionais que ficaram conhecidas do público evangélico em diversos estados brasileiros.

Leia a edição impresso digital

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo