Apple lança nova IA; veja o que muda no seu iPhone
Apple revela a versão inicial de seu software de inteligência artificial que promete aprimorar a Siri e automatizar várias funções do iPhone
Da Redação
Bloomberg
A Apple lançou a primeira versão do Apple Intelligence, um novo conjunto de funcionalidades de inteligência artificial (IA), nesta segunda-feira (29). O software, disponível na versão beta para iOS 18.1, pode ser acessado exclusivamente por desenvolvedores registrados na Apple Developer Program, que custa US$ 99 anuais.
Para utilizar o serviço, os desenvolvedores devem se inscrever em uma lista de espera no aplicativo de configurações da Apple após atualizar o sistema.
A Apple anunciou os novos recursos e sistemas operacionais em junho, durante sua conferência mundial de desenvolvedores, afirmando que a Apple Intelligence seria lançada como parte do iOS 18 e iPadOS 18. A nova programação significa que as capacidades de IA não serão amplamente lançadas até uma atualização subsequente do novo sistema operacional. Um porta-voz da Apple se recusou a comentar.
A gigante da tecnologia lançou a quarta versão beta do iOS 18.0 para desenvolvedores na semana passada e tem como objetivo concluir o desenvolvimento até o final de julho. Quando a Apple lança novos iPhones em setembro, a empresa inclui o novo software correspondente. Isso requer que o sistema operacional seja finalizado várias semanas antes para que haja tempo de instalá-lo nos dispositivos antes de serem enviados para as lojas.
O plano de lançamento da Apple Intelligence apresenta a possibilidade de que os primeiros modelos do iPhone 16 enviados aos consumidores este ano não tenham os novos recursos de IA e exijam uma atualização de software semanas depois. A Apple Intelligence inclui uma variedade de recursos, como priorização de notificações importantes, resumos de páginas da web e notas de voz, ferramentas para melhorar a escrita, uma reformulação da Siri e integração do ChatGPT da OpenAI.
Mesmo quando a Apple Intelligence for lançada com o iOS 18.1 e o iPadOS 18.1, alguns recursos ainda estarão faltando. Isso inclui algumas das mudanças mais significativas na Siri, como a capacidade de usar dados no dispositivo para ajudar a responder perguntas e fornecer contexto com base no que está na tela do usuário.
Segundo a Bloomberg News, a empresa planeja disponibilizar todos os recursos da Apple Intelligence por meio de várias atualizações do iOS 18 até o final de 2024 e durante a primeira metade de 2025. Além do iPhone e iPad, a Apple Intelligence também será implementada em seus computadores Mac com chips Apple internos como parte do macOS Sequoia. Também está em desenvolvimento para o Vision Pro, mas o lançamento para esse dispositivo está previsto para mais tarde.
A gigante da tecnologia está apostando na Apple Intelligence para competir no espaço de IA generativa, que tem causado grande impacto nos negócios e dispositivos de consumo nos últimos anos. Ao limitar o suporte ao iPhone 15 Pro do ano passado e à próxima linha do iPhone 16, a Apple acredita que os novos recursos podem ajudar a impulsionar as vendas dos novos iPhones deste ano.
A linha do iPhone 16 terá poucas mudanças de design, então as melhorias relacionadas ao software, juntamente com um novo botão para controlar a câmera e um chip mais rápido, serão responsáveis por impulsionar as vendas dos novos modelos.
© 2024 Bloomberg L.P.