Aparecida de Goiânia

Nova maternidade é um dos grandes feitos da gestão Vilmar Mariano

Unidade com estrutura clínico-hospitalar já realizou mais de 140 partos. Programa voltado à saúde da mulher será lançado pela prefeitura

A Maternidade Municipal de Aparecida entrou em funcionamento no prédio onde, anteriormente, funcionava o conhecido Hospital Garavelo.
O documento que desapropria a antiga unidade foi assinado em março deste ano no valor de R$ 36 milhões.

O prédio transformado em unidade de saúde pública funciona 24h, todos os dias da semana, e dispõe de 60 leitos de internação inicialmente, sendo 10 UTIs neonatais, além de atendimentos ambulatorial e emergencial. A unidade já realizou mais de 140 partos.

“Aparecida de Goiânia merece uma maternidade com estrutura adequada para atender gestantes que queiram dar à luz em nosso município. É uma grande conquista para a população contar com essa unidade”, afirma o prefeito Vilmar.

A expansão do atendimento obstétrico surge a partir de uma necessidade de urgência 24h, conforme a Secretaria Municipal de Saúde. A inauguração oficial da Maternidade Maria da Cruz Gomes Santana está prevista para o dia 24 de abril.

“Aparecida necessitava de uma nova maternidade, que pudesse oferecer atendimento com melhor qualidade. Apesar de estar em funcionamento há vários dias, faremos ainda neste mês a inauguração oficial”, destacou Vilmar.

O hospital obstetrico recebeu o nome de Maternidade Maria da Cruz Gomes Santana, em homenagem a uma antiga moradora do Setor Garavelo.
O vereador Fábio Ideal (MDB) foi quem apresentou projeto de lei alterando o nome da unidade.
A proposta foi aprovada no 1° dia abril e sancionada pelo prefeito Vilmar Mariano.
Alice Ferreira de Menezes, 67 anos, é moradora do Residencial Garavelo Park, e destacou a importância da nova maternidade.
“Com certeza é algo maravilhoso. Muitas crianças vão nascer em Aparecida. É um ganho muito importante para a nossa cidade.
Aparecida precisava mesmo de uma maternidade com melhor estrutura. Então eu vejo de forma muito positiva”, comenta.

O vereador Marcelo da Saúde, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, pontua a importância da maternidade para o município. “Foi um grande feito do prefeito Vilmar, aliás, bem assertiva a desapropriação do Hospital Garavelo para que fosse transformada numa maternidade. É um ganho importante, pois vai facilitar o acesso à saúde e muitas crianças poderão nascer em nosso município sem depender de Goiânia”, pontua.

Aparecida Mulher
A prefeitura de Aparecida também fará o lançamento de um programa voltado à saúde da mulher.
O objetivo é ampliar o acesso a políticas públicas de assistência à saúde, como prevenção de gravidez indesejada, oferta de implante anticoncepcional para mulher em situação de risco e outros atendimentos.
Além disso, está em andamento a aquisição de um programa de inteligência artificial para rastreamento precoce de gestações de alto risco, a criação de uma linha de cuidados de rastreamento de HPV em mulheres na idade fértil, o aumento da oferta de laqueadura, ampliação da oferta do DIU e outras medidas para a saúde da mulher.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo