Nacional

Anulações de sentenças de Sergio Moro durante a Lava Jato geram especulações; entenda o caso

As acusações de Moro da época da Lava Jato vem sendo desmoralizadas

O ex-juiz e ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, teve 8 das 45 sentenças expedidas de 2014 a 2018 no âmbito da Operação Lava Jato, pelo Superior Tribunal Federal (STF) ou no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A principal delas é a invalidação do processo contra o ex-presidente Lula na ação do “triplex do Guarujá”.

As acusações de Moro da época da Lava Jato vem sendo desmoralizadas pelas instâncias superiores do Judiciário. Três das anulações se baseiam no STF, que demonstrou a incompetência jurídica da “República de Curitiba”, no passado comandada pelo ex-juiz suspeito.

Uma das anulações de 2021 reverteu a condenação de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados. Assim como aconteceu no julgamento do recurso de Lula, a sessão no STF, em setembro, foi marcada por críticas aos métodos da Lava Jato. O ministro Gilmar Mendes afirmou que havia um “problema psicológico e psiquiátrico” e que o Supremo ficou “submetido à República de Curitiba”.

Procurado pela Folha para comentar o assunto, o ex-juiz Sergio Moro respondeu: “Em nenhum dos casos, o STF inocentou os acusados dos crimes de corrupção, apenas anulou condenações por motivos formais. A Justiça precisa voltar a funcionar contra pessoas poderosas que cometem crimes”.

Com informações da Folha de São Paulo.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo