Goiânia

Goiânia amplia para 72 pontos faixas de Direita Livre e melhora fluidez no trânsito

Da Redação
[email protected]

A Prefeitura de Goiânia ampliou para 72 o número de pontos com faixas de Direita Livre, medida que tem contribuído para tornar o trânsito mais ágil na capital. A Direita Livre permite que motoristas realizem a conversão à direita mesmo com o semáforo fechado, desde que respeitem as normas de segurança viária.
Segundo o diretor de trânsito da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), Luís Tiago Santos, a sinalização tem proporcionado melhorias significativas nos locais onde foi implantada. ‘Com as placas indicativas, o motorista que precisa apenas virar à direita pode seguir sem esperar o sinal abrir, desde que respeite os pedestres, ciclistas e outros veículos’, explicou.O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, ressalta que a Direita Livre exige atenção e responsabilidade dos condutores. ‘Não é um sinal verde automático. É um benefício que depende do comportamento seguro e consciente dos condutores’, afirmou. Ele reforça que a prioridade deve ser sempre a segurança dos mais vulneráveis no trânsito. ‘A regra básica continua, o maior protege o menor’, concluiu.
Motoristas que utilizam as faixas relatam redução no tempo de deslocamento. Carlos Vizboré afirmou que ganhou cerca de 15 minutos em seu trajeto diário. ‘Só de não ficar parado em um sinaleiro apenas para fazer a conversão à direita melhora muito’, disse.
Além de agilizar o trânsito, a Direita Livre ajuda a diminuir filas, melhora a eficiência dos cruzamentos e reduz o consumo de combustível, o que contribui para a diminuição da poluição do ar na cidade.
A ampliação da Direita Livre integra o Programa Nova Mobilidade, que prevê outras ações para melhorar o fluxo e a segurança no trânsito de Goiânia.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo