🚀 Cápsula soviética lançada em 1972 finalmente “volta pra casa” e cai no Oceano Índico 🌍🌊

Depois de mais de 50 anos dando voltas ao redor da Terra, uma cápsula espacial soviética resolveu fazer seu “retorno triunfal” 🌌. A Cosmos 482, que deveria ter pousado em Vênus em 1972 😮, caiu no Oceano Índico no último sábado (10), de acordo com a agência espacial russa Roscosmos.
A história parece saída de um filme de ficção científica 🎬: a cápsula foi lançada durante a corrida espacial, mas nunca chegou ao seu destino por uma falha no lançamento 🚫🛸. Desde então, ela ficou “vagando” pela órbita terrestre como parte do que chamamos hoje de lixo espacial 🛰️.
🕒 A reentrada aconteceu às 9h24 (horário de Moscou) — ou 3h24, no horário de Brasília — e o artefato caiu no mar, próximo a Jacarta, na Indonésia 🌏. Segundo especialistas, ela sobreviveu à reentrada graças ao seu escudo térmico superpotente 💪🔥, feito para resistir à atmosfera maluca de Vênus — que é até 90 vezes mais densa que a da Terra! 😳🌋
“Foi feita pra resistir a Vênus, então a chance de ela aguentar a reentrada aqui era grande”, explicou Marlon Sorge, da Aerospace Corporation.
📦 Apesar de inativa há décadas, a cápsula chamou a atenção por seu valor histórico e também por nos lembrar o quanto estamos acumulando sucata espacial lá em cima.
👨🚀 A missão fazia parte do famoso programa Venera, da antiga União Soviética, que entre as décadas de 1970 e 1980 tentou explorar o misterioso planeta Vênus 🪐. Em 1972, duas sondas foram lançadas. Uma deu certo, a outra… bem, acabou de voltar. 😅
🌍 Segundo o pesquisador Marco Langbroek, a reentrada poderia ter acontecido em várias partes do mundo, incluindo América do Sul, Europa, Ásia e até EUA 😬. Por sorte, caiu no mar e não causou danos.
✨ Uma cápsula que não cumpriu sua missão, mas deixou uma bela história para contar — e um lembrete importante: o espaço pode ser infinito, mas a nossa responsabilidade com ele também precisa ser! 💫♻️