Tocantins

Vice Laurez Moreira assume governo após afastamento de Wanderlei Barbosa

Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou nesta terça-feira (2) o afastamento do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), por 180 dias, no âmbito da segunda fase da Operação Fames-19, que apura o desvio de recursos públicos durante a pandemia da Covid-19. Com a decisão, o cargo passa a ser exercido pelo vice-governador, Laurez Moreira (PSD).

A defesa de Wanderlei Barbosa

Em nota, o governador afastado afirmou respeitar a decisão, mas classificou a medida como “precipitada”. Barbosa declarou que os contratos investigados foram celebrados em gestão anterior, quando ainda ocupava a vice-governadoria e não era ordenador de despesas.

Ele ressaltou que determinou auditoria nos contratos e garantiu que recorrerá à Justiça para reassumir o cargo.

A primeira-dama, Karynne Sotero, também divulgou nota afirmando que se dedicará integralmente à sua defesa e que confia na comprovação de sua inocência.

Laurez Moreira no comando

Com a decisão, o vice-governador Laurez Moreira assume o comando do Estado. Natural de Dueré (TO), é advogado, foi deputado estadual e federal, além de prefeito de Gurupi por dois mandatos. Em 2022, foi eleito vice ao lado de Wanderlei Barbosa.

Em entrevista à TV Anhanguera, Laurez disse que recebeu a decisão “com tristeza”, mas prometeu “levantar a situação do governo e dar continuidade ao trabalho em prol do povo tocantinense”.

GED

Botão Voltar ao topo