EstadoPolítica

Vice-governador Daniel Vilela recebe Comenda do Mérito 2025 em reconhecimento ao apoio ao setor no estado

Por Ana Lucia
[email protected]

O cooperativismo em Goiás ganhou destaque nesta terça-feira (14/10), quando o vice-governador Daniel Vilela foi homenageado com a Comenda do Mérito 2025, durante cerimônia promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB/GO), em Goiânia.
O evento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, secretários de Estado, do prefeito Sandro Mabel e de líderes do setor.
“Junto com a comenda, estou recebendo um cheque especial, um compromisso de futuro com o cooperativismo goiano”, afirmou Vilela. Ele reforçou que o governo continuará a inovar e criar políticas públicas para fortalecer o setor, destacando programas estaduais como IncubaCoop e Coopera Goiás, que fomentam o crescimento das cooperativas.
A comenda reconhece personalidades e líderes que contribuem para o fortalecimento e desenvolvimento do cooperativismo. Homenageado em 2023, Caiado lembrou que Goiás possui lei que prioriza cooperativas em contratações públicas, garantindo maior qualidade e distribuição de renda.
O Sistema OCB/GO, responsável pela representação do setor no estado, administra R$ 70 bilhões em ativos e reúne 278 cooperativas, que respondem por 21% do PIB goiano. Segundo dados do Panorama do Cooperativismo Goiano 2025, o número de cooperativas cresceu 6% em 2024, beneficiando cerca de 2,5 milhões de pessoas.
O presidente nacional do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou que o cooperativismo depende de confiança, um dos insumos mais valiosos atualmente. Também receberam a comenda neste ano Roberto Campos Neto, economista e ex-presidente do Banco Central, e Lajose Alves Godinho, pioneiro do cooperativismo em Goiás.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo