Vereadores querem ouvir forças de segurança sobre operação em escolas de Aparecida
Vereadores de Aparecida de Goiânia apresentaram dois Projetos de Lei visando proporcionar maior segurança aos alunos, professores e funcionários do município
Na sessão ordinária de ontem ,12, os vereadores de Aparecida de Goiânia decidiram convidar representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil para prestar esclarecimentos relacionados as medidas adotadas na cidade para coibir possíveis ataques nas escolas e CMEIs. A iniciativa é da Comissão de Educação.
O Presidente da Câmara, vereador André Fortaleza (MDB), propôs o Projeto de Lei Nº 029/2023, que dispõe sobre obrigatoriedade de instalação de detectores de metais nos acessos aos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada municipal da cidade.
A solicitação em caráter de urgente pede ainda que os secretários de Educação, Divino Gustavo, e Segurança Pública, Roberto Cândido, participem da sessão de amanhã,14. Inicialmente o convite seria para que as autoridades citadas fossem ouvidas na manhã desta quinta-feira,13, mas o vereador Arnaldo Leite (MDB) sugeriu ao presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza (MDB), que adiasse para amanhã considerando curto o prazo para notificar os agentes públicos envolvidos na força-tarefa que tem como objetivo evitar possíveis ataques nas unidades escolares.
Fortaleza acatou a sugestão do colega de Plenário e acrescentou ainda que fossem convidados um representante do Ministério Público, da OAB, Defensoria Pública, da Depai e de cada conselho municipal.
A será realizada na manhã desta sexta-feira,14, no Plenário da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, às 9h. “É importante que essa Casa discuta esses assuntos.
A situação está tomando uma proporção imensa, está amedrontando pais, alunos e professores e servidores. Temos sim que fazer nossa parte e nós vamos fazer. Agora, que fique bem claro: a título de sugestão, não podemos executar”, frisou André Fortaleza.
-
Leia também: 1ª Feira da Mulher terá cursos, exames médicos e assistência jurídica na Câmara de Aparecida
Integram a Comissão de Educação o presidente, Willian Panda (PSB); a relatora, Valéria Pettersen (MDB), e os membros Getúlio Andrade (PV), Isaac Martins (Patriota), Gleison Flávio (MDB).
Ao citar os projetos apresentados na sessão, o vereador Hans Miller (PSD) concordou com a necessidade de medidas urgentes para coibir a violência nas escolas, porém colocou que a longo prazo é fundamental políticas públicas que abordem de fato o desenvolvimento das crianças.
Os Projetos de Lei tratados durante a sessão passarão pelas Comissões Permanentes da Câmara antes de serem apreciados pelo plenário. Em caso de aprovação, serão remetidos à Prefeitura para serem sancionados ou não.
Leia a edição impresso digital