Vereador William Panda promove debate sobre educação infantil
Com objetivo de assegurar ações voltadas ao avanço do ensino em Aparecida de Goiânia e no Estado de Goiás, a Câmara Municipal foi palco de debates sobre os rumos da educação infantil, na manhã desta sexta-feira, 29.
Como forma de fechamento do mês da mulher, a audiência foi convocada pela Federação Estadual da Mulher, em parceria com o vereador William Panda (PCdoB).
A presidente da Federação, Jucilene Barros, analisou o atual cenário do ensino infantil, principalmente na ótica da mulher.
“Em relação às mulheres, avançamos em algumas áreas. Entretanto, no tocante à educação infantil, ainda precisamos melhorar muito. O Brasil não fez seu dever de casa sobre o assunto, por isso estamos aqui pra propor um Projeto de Lei que acabe com o déficit de crianças fora da escola. No meu ver, a principal política pública, que atacaria diversos problemas sociais, está relacionada à inserção de todas as crianças no ensino infantil. Hoje 70% dos lares são sustentados por mulheres, que precisam ter condições de deixar suas crianças em segurança”, elucidou Jucilene.
O coautor do evento, William Panda se colocou à disposição para que os debates realizados nesta manhã sejam colocados em prática. Ele ainda fez um panorama da educação pública em Aparecida.
“Tivemos um quadro de melhora no município na gestão passada, principalmente por conta dos recursos federais que vieram durante os governos Lula e Dilma. Até pouco tempo não tínhamos uma modalidade de ensino infantil, que só foi possível após a criação dos CMEI’s, proporcionando um grande desenvolvimento. Porém, se faz necessário resolver, com urgência, o déficit de vagas, que hoje deve estar na casa de 20 mil crianças”, esclareceu o vereador.
Representando o Instituto “Crescer Cidadão”, Eliana Barros clamou por apoio à causa.
“O que nós do Instituto queremos aqui, hoje, é apoio para fortalecer o ensino de nossas crianças. Poder público, privado e instituições religiosas atuando, juntos, para combater a precariedade atual da educação infantil no Brasil. Juntos somos fortes”, bradou.
O vereador Manoel Nascimento (DEM) também tratou sobre a relação vinculativa das políticas voltadas ás mulheres e o ensino público.
“A luta de vocês é pertinente pois reclamam da falta de políticas públicas para mulheres e para crianças, pois a falta de vagas nos CMEI’s atrapalha a mãe de ir em busca de um emprego e ajudar no financeiro do lar. Esses assuntos precisam ser debatidos e enfrentados e nós temos a responsabilidade de trabalhar em prol dessa causa, pois é um dever do Estado. Parabenizo pela iniciativa, pois é através de reivindicações que os direitos serão executados”, apontou Nascimento.
Sempre atenta à causa feminina, a delegada Cybelle tristão foi ao encontro das resoluções debatidas durante a audiência.
“Todos esses assuntos estão diretamente ligados à situação da mulher. Tratar do combate à violência contra elas e de políticas públicas que as envolvam só é possível se caminhar paralelamente na resolução do problema de vagas para nossas crianças”, defendeu a delegada.
De forma democrática, todos os presentes tiveram a oportunidade de expressar seus anseios com relação à educação. Um ponto unânime, foi a necessidade de dar condições às mães de trabalharem sem deixarem seus filhos desamparados. De tal forma, concluiu-se que é fundamental o investimento em políticas públicas que tenham como foco a universalização de vagas na rede pública de ensino infantil.