Vanderlan sobe na pesquisa espontânea e consolida liderança
No levantamento realizado pelo Instituto Grupom, o candidato do PSD saltou de 14 para mais de 20% da preferência do eleitor, quando não são apresentados os nomes dos candidatos

Com mais da metade dos eleitores tendo declarado que tem pouco ou nenhum interesse em participar das eleições deste ano, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Grupom, Vanderlan Cardoso (PSD) subiu seis pontos nas intenções de voto no levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos concorrentes à prefeitura de Goiânia e se consolidou na liderança da disputa.
O crescimento de Vanderlan é real, pois está acima da margem de erro, que é de 4,1% para mais ou para menos, o que mostra a verdadeira intenção do eleitor em eleger o candidato, faltando menos de um mês para as urnas. Vanderlan passou de 14,2 em nove de outubro para 20,2% na última segunda-feira, 20/10. No primeiro levantamento, o índice de eleitores indecisos era de 57,5% e caiu para 35,3% da pesquisa desta semana.
Outro dado relevante é a estabilidade de Vanderlan em todas as regiões da cidade. Na Centro/Sul, ele tem 22,1% dos votos, contra 18,1% do segundo colocado, Maguito Vilela (MDB). Na Leste, os números são praticamente os mesmos. Já na região Noroeste, umas das mais populosas da cidade, Vanderlan tem quase o dobro, com 15,7% a 8,3% do emedebista. Na Oeste, a diferença é 4 pontos, 20,7% a 16,7%.
Os eleitores também foram perguntados sobre qual tema gostaria que os candidatos a prefeito apresentassem com mais detalhes. Em mais da metade das citações estão os atendimentos na saúde, 57,4%. Educação Infantil e Fundamental de qualidade foi mencionada por 21,6%, Transporte Coletivo, 11,6%, Meio Ambiente e Expansão Urbana 3,5%, Trânsito, 3,3%%, Praças de Esportes, parques e lazer tem 1,3% de preferência.
“A pesquisa mostra que nosso trabalho de percorrer a cidade, conversar com lideranças e a população tem dado certo. E os anseios do cidadão estão plenamente de acordo com nosso Plano de Governo, que vai levar a saúde para perto das pessoas, com as regionais, centros de especialidades médicas e odontológicas em todas as regiões, e a busca por parcerias para diminuir as filas de espera nos Cmeis”, comentou Vanderlan.
Estimulada
Na pesquisa estimulada, quando é apresentada uma cartela e a pergunta “Destes políticos, que são candidatos a Prefeito de Goiânia, em qual votaria se a eleição fosse hoje?”, 28,9% do eleitores responderam que o candidato é Vanderlan Cardoso. Ele aparece 7 pontos à frente de Maguito Vilela, que tem 21,9% e 17,3% de distância da terceira colocada, Delegada Adriana Accorsi (PT). O índice de eleitores indecisos é de apenas 10,3%.
O candidato do PSD também se destaca no levantamento estimulado na região Leste, onde aparece com 33,6% dos votos, contra 18,9% do segundo colocado e na região Noroeste, que tem 28,7%, contra 16,7% de Maguito.
Em relação ao gênero do eleitorado goianiense, Vanderlan é o preferido por 29,2% dos eleitores homens e 28,5% das mulheres. Na rejeição, Vanderlan é o quinto colocado. Apenas 12,3% dos eleitores disseram que não votariam nele de jeito nenhum, contra 21,9% de Maguito Vilela, que lidera a rejeição.
O Instituto Grupom foi às ruas entre os dias 16 e 18 de outubro, ouviu 603 eleitores, e a pesquisa registrada com número GO 07142/2020 tem margem de erro de 4,1% e 95% de índice de confiança.