Artigo

Umidade do ar e os olhos

ARTIGO - Humberto Borges - oftalmologista

O  tempo seco dos últimos meses sacrificou e muito  o dia a dia de todos os goianos. A ausência de chuva por longos períodos diminui consideravelmente a umidade do ar, e com isso, pode provocar  problemas de saúde, prejudicando um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano: os olhos. Em Goiás a baixa umidade faz com que o ar seco aumente a concentração dos poluentes, principalmente nas grandes cidades, causando mal a todo nosso organismo.
Os problemas mais comuns nesse tempo são a síndrome do olho seco, que ocorre quando as lágrimas não fornecem a umidade adequada, e a conjuntivite.
As sensações  de irritação e de areia nos olhos, que se agravam no final do dia, são os sintomas mais característicos do olho seco. Além disso, recebemos em nossos consultórios pacientes que reclamam de queimação ou ardor nos olhos, visão borrada, olhos vermelhos e coceira. Também diagnosticamos mais casos de conjuntivite, outro problema que pode agravar também a contaminação do coronavírus.
A adoção de alguns hábitos pode ajudar a melhorar a sensação de bem estar ocular durante este período seco. Porėm, se os sintomas de olhos secos persistirem , o indicado é procurar orientação médica. Em média, quando a irritação persiste por mais de dois ou três dias , já é hora de buscar ajuda profissional. Muito importante ressaltar que não devemos procurar soluções caseiras ou a automedicação para alívio dos sintomas, pois há risco de agravar o ressecamento.
Existem outros fatores considerados agressivos e irritantes aos olhos, como: ar condicionado, poluição do ar, fumaça, sol forte e calor excessivo. Assim como a baixa umidade , estes elementos afetam a produção das lágrimas e agravam o quadro.
Para evitar que surjam irritações e até doenças mais sérias como a conjuntivite, algumas dicas que sempre indicamos aos nossos pacientes : utilizar umidificadores de ar nos locais onde costuma passar a maior parte do tempo e beber  bastante água. Pode parecer estranho, mas não é. A água auxilia em diversos processos do nosso organismo, sendo importante também na hidratação de órgãos como o olho. Evite esfregar ou coçar. Quanto mais você tocar os olhos, mais sujeira e poeira leva para dentro deles. Esteja sempre em contato com um profissional da área, recorrendo às orientações precisas, evitando a  automedicação. Cuide-se!
Humberto Borges – oftalmologista 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo