Goiânia – As plataformas de transporte por aplicativo Uber e 99 anunciaram na sexta-feira (10/9) reajustes na tarifa puxados pela alta no preço dos combustíveis. O aumento veio após registro crescente de motoristas que trabalham pelos aplicativos que cancelam viagens que não compensam a distância rodada pelo valor pago pelo app naquela corrida.
De acordo com a 99, o reajusta tem como objetivo “equilibrar a plataforma, oferecendo mais ganhos para os parceiros e mantendo a acessibilidade do serviço para os passageiros”. As cidades antigidas pelo reajuste, que varia de 10% a 25%, incluem mais de 20 regiões metropolitanas brasileiras.
Já a Uber informa que o repasse ao motorista que usa o aplicativo para trabalhar de forma autônoma terá reajuste, mas não o preço da viagem para o passageiro. Esse aumento será de até 30% na tarifa do serviço UberX. Tudo vai depender do local de atuação do condutor e do horário da corrida, informa a plataforma.
Com a reabertura do comércio em vários locais do País e o avanço da vacinação contra a covid-19, tanto Uber quanto 99 têm registrado aumento no número de passageiros. A 99 diz que o reajuste dos combustíveis impactou “muito negativamente” os serviços oferecidos de transporte por aplicativo.