Terminal Praça da Bíblia será inaugurado com ônibus elétrico e reforço na segurança em Goiânia

Com investimento de R$ 29 milhões, estrutura modernizada terá 60% mais área coberta; inauguração também marca entrega de novos ônibus e lançamento do Programa Viagem Segura.
Após mais de um ano de obras, o Terminal Praça da Bíblia será inaugurado nesta segunda-feira (29), às 9h, em Goiânia. A solenidade contará com a presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), do vice-governador Daniel Vilela (MDB), prefeitos da Região Metropolitana e outras autoridades.
A capital goiana se prepara para entregar um dos principais projetos de mobilidade urbana da Região Metropolitana. O Terminal Praça da Bíblia, que atende diariamente cerca de 65 mil passageiros e concentra 42 linhas de ônibus, será inaugurado na próxima segunda-feira (29), após passar por ampla revitalização.
Estrutura ampliada e moderna
Com investimento de R$ 29 milhões, o espaço teve sua área coberta ampliada em 60% e recebeu diversas melhorias. Entre as novidades estão iluminação de LED, painéis eletrônicos de informação, sistema de sonorização e banheiros reformados.
A segurança também será reforçada com 73 câmeras de monitoramento de alta definição, equipadas com tecnologia de reconhecimento facial, ampliando a vigilância no terminal.
Frota renovada
Durante a inauguração, o governo estadual fará a entrega de 90 ônibus padrão Euro VI para linhas alimentadoras. Com capacidade para 80 passageiros, os veículos oferecem ar-condicionado, tomadas USB e câmeras de segurança. O modelo segue normas ambientais europeias que reduzem a emissão de poluentes.
O evento marcará ainda a apresentação do primeiro ônibus elétrico articulado do BRT Leste-Oeste. O veículo tem 21 metros de comprimento, comporta 143 passageiros e conta com wi-fi e ar-condicionado. A meta é que, até 2026, o corredor opere com 51 ônibus elétricos em circulação.
Programa Viagem Segura
Outro anúncio previsto para a cerimônia é o Programa Viagem Segura, que ampliará o uso de câmeras inteligentes em ônibus, terminais e estações. Atualmente, são 3.193 equipamentos em operação, e a meta é alcançar 6 mil até 2026.
Com suporte de inteligência artificial, os dispositivos terão capacidade de identificar foragidos da Justiça e enviar alertas em tempo real para a Polícia Militar.
Nova RMTC
As entregas fazem parte do projeto Nova RMTC, que prevê a renovação gradual da frota, a modernização da infraestrutura e o uso de tecnologia para oferecer mais conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo da Grande Goiânia.