Goiânia

Técnicos da CMTC representam Prefeitura de Goiânia em Fórum de Mobilidade em Portugal

Da Redação
[email protected]

Técnicos da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) participam do Fórum de Mobilidade que é realizado em Portugal. A comitiva brasileira é liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e conta com representantes de vários estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e Goiás.
Nesta primeira semana de missão oficial, o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, e equipe participam de quatro pautas, sendo a primeira conhecer o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), localizado no município de Matosinhos. Esta empresa desenvolveu um aplicativo para descarbonização das cidades por meio do incentivo à mobilidade ativa. Ao realizar trajetos por transporte sustentável (a pé, bicicleta, patinete, transporte coletivo ou veículo elétrico), o app contabiliza a quantidade de CO2 que deixou de ser emitida e converte em uma moeda digital própria que pode ser usada no uso de bicicletas ou patinetes elétricos de sistemas de compartilhamento locais.
Tarcísio Abreu considerou a iniciativa interessante para o sistema de transporte público goiano. “Não conhecia a solução e estamos buscando algo parecido para o nosso sistema. Com certeza terão outras pautas de mobilidade, sempre é bom fazer essa integração e observar o que outros países estão desenvolvendo. Temos que levar esta inovação para o nosso sistema”, disse.
Outro momento da agenda da equipe goianiense foi a visita à fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, localizada na cidade de Aveiro. A fábrica é resultado de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e tem como missão primordial a promoção da cultura científica e tecnológica, utilizando para isso diferentes formas de comunicação. Anualmente é apresentada uma programação diversificada em conteúdo e eventos, que visa garantir momentos de diversão e de envolvimento com a ciência e a tecnologia.
“Estamos aqui para concretizar parcerias e trocar experiências nas áreas de mobilidade urbana, indústria, comércio, resíduos sólidos, tecnologia da informação, inovações, sustentabilidade, entre outros setores para futuras parcerias e conexões voltadas para aperfeiçoamento e avanços para levarmos para Goiânia e nossa região metropolitana”, diz Tarcísio Abreu.
A terceira pauta foi a visita à Invest Braga e à Startup Braga. Lançada em 2014, a Agência Dinamização Econômica de Braga – InvestBraga atua como um braço econômico da cidade com missão de promover o desenvolvimento da região em diferentes frentes: incubadora de startups, organização de feiras e congressos e fomento do empreendedorismo da juventude. Ela é o pilar da política municipal e trabalha para a dinamização econômica, captação de investimento e a internacionalização. Por meio da atração de investimento e de empreendedores com a inovação como fio condutor, a agência aposta na credibilização do município enquanto parceiro de negócio junto a investidores nacionais e internacionais.
Já a Startup Braga, criada como hub de inovação da InvestBraga, dedica-se a apoiar projetos de elevado potencial empreendedor com ambições globais. Ela atua na promoção e desenvolvimento de um ecossistema empreendedor e na criação, aceleração e incubação de startups. Foca em projetos nas áreas da nanotecnologia, tecnologias para a saúde e economia digital.
A quarta e última visita desta primeira semana foi em Lisboa.
A equipe da CMTC conheceu a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), uma entidade gestora pública encarregada de coordenar, planejar e gerir os sistemas de transporte público coletivo intermunicipal dos municípios associados, tudo em um único cartão.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo