Supermercado representa oportunidade de crescimento profissional
Setor facilita o cotidiano das pessoas, unindo em um único local várias opções de compras
O supermercado é para muitas pessoas uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Isso acontece porque muitas funções não exigem um conhecimento específico. O varejo continua sendo um vasto campo de oportunidades para construir uma carreira. De quatro empregos gerados, um é criado pelo varejo, maior empregador privado do Brasil, segundo o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV). Assim, profissionais de todas as faixas etárias, em especiais jovens, encontram uma oportunidade e incentivos para se desenvolverem.
Esse foi o caso da Paula Catarina Rodrigues Aguiar Silva, de 36 anos. Ela entrou no mercado de trabalho como empacotadora aos 18 anos no Bretas, depois de muita dedicação e alguns anos de aprendizado, hoje, conquistou a vaga de gerente da loja. Ela atua na unidade do Jardim Ana Lúcia e comanda 72 colaboradores.
Tanto na vida profissional, como pessoal, o supermercado faz parte da história de Paula. “É do supermercado a minha primeira e única carteira assinada”, enfatiza. Com o seu emprego conquistou uma casa, um carro e, ainda, educa seus dois filhos. “O trabalho com o varejo foi de suma importância para eu aprender a trabalhar com pessoas. Para crescer profissionalmente em um supermercado basta querer, ter responsabilidade e desenvolver pessoas”.
Durante a sua carreira de 18 anos no supermercado, Paula Catarina se alegra ao revelar que ajudar no crescimento profissional de muitos colegas foi a maior vitória obtida. “Já formei encarregado, gerente de setor, entre outros. A principal conquista de um líder é saber aprender a formar pessoas”, revela.
Paula entrou no Bretas como empacotadora, depois assumiu o cargo de operadora de caixa, chegou a ser orientadora, tesoureira, encarregada e há pouco mais de um ano, devido à política de plano de carreira da Cencosud, assumiu a gerência da loja.
Para o consumidor
O supermercado facilita o cotidiano do consumidor, já que une feira, açougue e a padaria em um mesmo local. O formato atual de supermercado é recente. Nasceu há pouco mais de 90 anos, antes disso, existiam as vendas, no qual o cliente entregava a lista e esperava no balcão. A mão de obra do atendente encarecia as compras de alimentos.
Hoje, o supermercado não é um local apenas para comprar comida, mas oferece uma variedade de produtos. Por exemplo, é possível adquirir eletrodomésticos, aparelhos de celular, utensílios para casa e até mesmo decoração, além de cama, mesa e banho.
Sobre o Bretas
Fundado em 1954, o Bretas está entre as maiores redes supermercadistas do País, com 78 lojas, 12 postos de combustíveis, e cinco Centros de Distribuição, em Minas Gerais e Goiás. Desde 2010 integrou-se a Cencosud, um dos principais grupos varejistas do mercado sulamericano com presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, e um escritório comercial na China. No Brasil, o Bretas conta com cerca de 8 mil colaboradores que trabalham para oferecer aos clientes qualidade e serviço a preços justos. www.bretas.com.br
Fundado em 1963, o Grupo Cencosud possui ações na bolsa de Santiago, além de atuar em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru – e manter escritório comercial na China. A companhia emprega diretamente mais de 140 mil colaboradores em mais de 900 estabelecimentos comerciais. No Brasil, opera com mais de 200 lojas e cerca de 26 mil colaboradores presente em oitos estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe) por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues.